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Lexus UX 300h poderia ser o melhor SUV premium, mas há um problema

O segmento de SUVs compactos é o acesso ao mercado de carros premium, e atualmente tem um ticket médio de R$ 350 mil. Imagine então um modelo de R$ 300 mil que é bem acabado, repleto de equipamentos importantes, rápido de acelerar e o único híbrido da categoria. Este é o Lexus UX 300h, lançado no Brasil no fim do ano passado - em substituição ao 250.

O modelo da Lexus concorre com o líder da categoria, BMW X1, e também com SUVs como Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Aqui, vale ressaltar um aspecto importante: o que é compacto entre os premium é médio para marcas generalistas.

O UX e o X1, por exemplo, têm 4,50 metros de comprimento. O Compass tem 4,40 m e o Corolla Cross, 4,46 m (ambos são considerados utilitários-esportivos médios).

De volta ao universo premium, o Lexus UX 300h tinha tudo para ser a melhor opção entre os SUVs de acesso a essa categoria. Afinal, além dos atributos citados no primeiro parágrafo, ele custa R$ 82 mil a menos que a versão equivalente em equipamentos do líder X1, a MSport.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

No caso do Q3, único 4x4, até há uma versão de mesmo preço do UX, a Prestige. Porém, o Lexus se equipara à Performance Black Plus, com tabela R$ 60 mil superior. O GLA sai por R$ 65 mil a mais. Por que, então, o modelo da marca japonesa não é a melhor opção? É que, apesar do bom preço e da qualidade, há um problema.

Não é para todos

Há muitos tipos de clientes de SUVs compactos premium. As famílias estão entre os públicos principais. E o UX 300h não é exatamente um carro para esse consumidor. Ao menos, não se viajar for primordial para esse grupo. E sabe aquele casal que tem um bebê e uma criança pequena, e vive às voltas com carrinhos, mochilas e bolsas? Então: melhor não.

É que o porta-malas do UX 300h é muito pequeno. Mais precisamente, tem 268 litros. Enquanto isso, os dos concorrentes passam dos 400 l. No Lexus, há uma bateria (não relacionada ao sistema híbrido) que forma um degrau no compartimento. Assim, para ficar plano (há uma capa), ele fica limitado demais.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Com a retirada dessa capa, a parte mais funda fica estreita nas laterais. Na prática, nem é tão ruim. Organizando direitinho, dá para levar duas malas médias (23 kg), ou apenas uma dessas e uma pequena (com espaço ainda para algumas mochilas).

Mas sabe aquela família de quatro pessoas que gosta de viajar de férias repleta de bagagem? Não dá. A não ser que o UX 300h seja o carro do dia a dia e, na hora de cair na estrada, esse grupo use um veículo maior. Ou seja: até dá para dar um jeito.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Fora isso, é ótimo para casais sem filhos, casais com um filho ou pessoas que rodam mais sozinhas. Só não dá para dizer que este é o melhor da categoria quando ele tem uma limitação que acaba o deixando inadequada a um dos públicos mais importantes de SUVs. A própria Lexus considera mais indicado para algumas famílias o NX, uma categoria acima (no universo premium, ele é médio).

O que ele tem?

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Você roda mais na cidade? Saiba que, em ciclo urbano, dá para fazer até 18 km/l com o Lexus UX 300h. Ele é híbrido HEV, com bateria que recarrega por energia de frenagem e desaceleração. Em ciclo urbano, funciona apenas no modo elétrico a maior parte do tempo, desde que as velocidades não sejam muito altas.

Vai cair na estrada sozinho ou em grupo, sem muitas malas para levar? São 198 cv de potência e 0 a 100 km/h em 8,1 segundos - o X1, de 204 cv, é um pouco mais rápido: 7,6 s. Isso com bom consumo também: quase 15 km/l de gasolina.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O rodar é suave, voltado ao conforto, mas com boas respostas da direção e carroceria bem equilibrada em curvas e alta velocidade. Contribui para essa sensação o centro de gravidade baixo. Isso porque o UX 300h tem apenas 1,52 m de altura, bem menos que a média da carroceria - até por isso, a Lexus prefere chamá-lo de crossover.

Por isso, dá para ter uma sensação de estar guiando um hatch médio, mas mantendo um certa vão livre do solo e uma posição de dirigir levemente alta, apreciada pelos consumidores de SUVs. Aliás, este é o único produto do segmento a trazer ajuste elétrico para a coluna de direção, algo que contribui para o motorista encontrar a posição perfeita de guiar.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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O UX 300h tem também entre os destaques banco revestido de couro de verdade - nesse segmento, há muita imitação do material. A tela da central multimídia é grande e fácil de usar. Há entradas USB-C e carregador de smartphones sem fio.

O ar-condicionado é de duas zonas com comandos no painel central. O console traz material que imita madeira, e os bancos dianteiros têm sistema de aquecimento e resfriamento. O carro traz teto solar, mas não é panorâmico.

O que falta

É fato que o UX 300h tem preço muito competitivo ante o do X1 MSport. Porém, a versão topo de linha do campeão de vendas tem alguns argumentos para tentar justificar esses R$ 82 mil a mais. Entre eles há o Head Up Display, que o Lexus não tem.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O BMW traz ainda sistema de realidade aumentada para o navegador GPS. O UX? Não. Já a câmera 360 com 3D os dois carros têm, e o recurso do Lexus é mais legal que o do líder de vendas do segmento.

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Mas Head Up Display e realidade aumentada até dá para relevar. O que não dá é a ausência de Android Auto sem fio. O sistema está disponível, mas a conexão é por meio de cabo, dispensado no caso do Apple CarPlay.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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