Zero km e problemático: como descobrir se seu carro novo vem com defeito
Comprar um carro zero quilômetro sempre foi sinônimo de tranquilidade e confiança. Afinal, quem não deseja um veículo novo, sem histórico de uso e livre de problemas? Mas, ao contrário do que muitos pensam, a aquisição não garante que ele esteja livre de defeitos. Pelo contrário, a procura por vistorias cautelares neste tipo de automóvel tem aumentado, como forma de evitar dores de cabeça com falhas que podem surgir tanto na fábrica quanto no transporte ou na concessionária.
Em conversa com o perito automotivo Bruno Daibert, especialista no assunto, ele revelou um cenário surpreendente: "Muita gente ainda acredita que carros 0 km são imaculados, mas temos visto vários problemas que chegam até o consumidor final. Embora seja proporcionalmente menor em relação aos usados, já há uma demanda crescente por vistorias em veículos novos", comenta.
Problemas desde a fábrica
Entre as principais falhas que podem ser detectadas em uma vistoria cautelar em carros novos estão defeitos de fábrica na carroceria, pintura ou estrutura. "Já peguei situações inacreditáveis", diz Daibert, ao citar um caso em que um automóvel saiu da linha de produção com um erro na gravação do chassi, algo que foi percebido apenas após o veículo ser emplacado.
"Isso levou o cliente a um processo judicial, que culminou com a montadora admitindo que o erro ocorreu devido a uma falha na calibração da máquina durante a produção", lembra o perito.
Outro caso emblemático envolveu um carro que chegou ao cliente com um fio de cabelo humano preso sob o verniz, resultado de uma contaminação na cabine de pintura da fábrica.
Falhas no transporte e na concessionária
Além dos erros de fábrica, há outro ponto sensível: o transporte. Muitos veículos sofrem avarias enquanto são transportados para as concessionárias.
"É comum o carro passar por pequenos arranhões ou até colisões leves durante o transporte. O veículo é reparado antes de chegar ao cliente, mas essa repintura pode ser identificada em uma vistoria", explica Bruno. E esse tipo de reparo, segundo ele, pode desvalorizar o veículo, já que a pintura original é um dos aspectos mais considerados por quem compra um zero km.
Os problemas não param por aí. Dentro das concessionárias, acidentes também podem acontecer. Há alguns anos, houve um caso famoso envolvendo uma influenciadora digital que comprou um carro que foi acidentalmente batido no pátio da loja. O veículo foi repintado, mas o trabalho malfeito foi descoberto e a concessionária foi responsabilizada judicialmente.
E se houver problemas?
O especialista explica que o ideal é que a vistoria, serviço que custa entre R$ 300 e R$ 500, seja feita dentro da concessionária, antes da retirada do carro. Serão avaliados diversos detalhes que possam indicar defeitos na pintura, carroceria, estrutura ou até mesmo um histórico de sinistro.
Quando a vistoria detecta um problema antes da entrega do carro, o consumidor pode negociar diretamente com a concessionária, pedindo reparos e, em alguns casos, até a troca do veículo.
"O mais comum é a concessionária oferecer um abatimento no preço, já que o carro perde valor se passar por algum reparo", explica Daibert.
Nesse caso, o consumidor recebe um abatimento pela desvalorização, apesar de zero-quilômetro, o carro passa a ser considerado um seminovo, pois já passou por sinistro e reparação. Mas, caso o defeito só seja identificado depois que o carro já foi retirado, as chances de uma disputa judicial aumentam.
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