Paula Gama

Paula Gama

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Ruim para vender, bom para comprar: os 10 carros que mais desvalorizaram

Desvalorizar é normal — mas perder quase metade do valor em apenas um ano? Isso pode doer no bolso de quem comprou um carro zero-km em 2024 pensando em revendê-lo pouco tempo depois. Por outro lado, esse cenário pode representar uma excelente oportunidade para quem quer comprar um seminovo e usá-lo por mais tempo.

Um levantamento da Mobiauto revelou os modelos que mais perderam valor entre março de 2024 e de 2025, e os resultados impressionam: alguns carros desvalorizaram até 38% em apenas 12 meses.

O caso mais emblemático é o do Renault Kwid E-Tech, que teve a maior queda proporcional do ranking. Seu preço caiu de R$ 126.652, quando vendido, há um ano, para R$ 77.315 - uma desvalorização de 38% ou R$ 49.337.

O tombo se explica: com a forte entrada de modelos elétricos chineses mais equipados e acessíveis, como os BYD e GWM, o Kwid viu seu valor de mercado despencar. Para manter a competitividade, a Renault reduziu o preço do modelo zero-km, que hoje parte de R$ 99.990 - o mais barato entre os elétricos vendidos no Brasil. Isso pressionou o valor dos seminovos, derrubando seu preço de revenda.

Outro modelo que sofreu foi o BMW iX1, SUV elétrico premium que teve uma desvalorização de 14,72% e perdeu R$ 57.177 em um ano. Já o Honda ZR-V, lançado com muita expectativa como novo SUV médio da marca japonesa, perdeu R$ 30.304 no mesmo período - uma queda de 14,69%, refletindo o impacto da concorrência acirrada no segmento.

Confira abaixo os 10 modelos que mais perderam valor entre março de 2024 e de 2025:

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech elétrico
Renault Kwid E-Tech elétrico Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 126.652
Preço médio para revenda mar/25: R$ 77.315
Desvalorização: -38% (R$ 49.337)

Continua após a publicidade

BMW iX1

BMW iX1 eDrive20
BMW iX1 eDrive20 Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 388.423
Preço médio para revenda mar/25: R$ 331.246
Desvalorização: -14,72% (R$ 57.177)

Honda ZR-V

Honda ZR-V
Honda ZR-V Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 206.309
Preço médio para revenda mar/25: R$ 176.005
Desvalorização: -14,69% (R$ 30.304)

Continua após a publicidade

Nissan Sentra

Nissan Sentra 2025
Nissan Sentra 2025 Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 168.541
Preço médio para revenda mar/25: R$ 144.777
Desvalorização: -14,10% (R$ 23.764)

BMW X4

BMW X4 M40i M Sport Edition
BMW X4 M40i M Sport Edition Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 475.757
Preço médio para revenda mar/25: R$ 416.401
Desvalorização: -12,48% (R$ 59.356)

Continua após a publicidade

Honda Accord

Honda Accord Advanced 2024
Honda Accord Advanced 2024 Imagem: Rafaela Borges/UOL

Preço médio mar/24: R$ 307.740
Preço médio para revenda mar/25: R$ 270.981
Desvalorização: -11,94% (R$ 36.759)

Chevrolet S10 Cabine Simples

Chevrolet S10 Cabine Simples
Chevrolet S10 Cabine Simples Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 219.239
Preço médio para revenda mar/25: R$ 198.651
Desvalorização: -9,39% (R$ 20.588)

Continua após a publicidade

BYD Seal

BYD Seal
BYD Seal Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 286.477
Preço médio para revenda mar/25: R$ 259.623
Desvalorização: -9,37% (R$ 26.854)

Hyundai HB20S

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus Imagem: Divulgação

Preço médio mar/24: R$ 96.645
Preço médio para revenda mar/25: R$ 88.493
Desvalorização: -8,43% (R$ 8.152)

Continua após a publicidade

Chevrolet Silverado

Chevrolet Silverado High Country (BR)
Chevrolet Silverado High Country (BR) Imagem: Leo Fortunatti

Preço médio mar/24: R$ 509.103
Preço médio para revenda mar/25: R$ 468.477
Desvalorização: -7,98% (R$ 40.626)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.