Toyota Yaris Cross atrasa e lançamento será no meio de 2025; veja detalhes
Ler resumo da notícia
Apontamos aqui neste espaço no dia 8 de novembro que a Toyota tinha iniciado a produção em pré-série do novo Yaris Cross. No entanto, seu lançamento no mercado brasileiro foi postergado para junho.
O modelo estreará com motores 1.5 aspirado e câmbio CVT e também com o 1.5 Hybrid Flex - será o SUV mais barato do mercado com a tecnologia HEV. Os preços devem partir de R$ 130 mil e chegar aos R$ 180 mil.
O Toyota Yaris Cross brasileiro será idêntico ao modelo comercializado na Tailândia, mantendo sua boa lista de itens de série que incluem seis airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD.
O pacote de segurança Toyota Safety Sense não está confirmado para todas as versões, mas para as híbridas isso já é certo. Ele agrega controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de segurança pré-colisão frontal (PCS), assistência de permanência (LTA) e alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB), entre outros itens.

O Toyota Yaris Cross chegará para atuar no segmento de SUVs compactos, onde o Volkswagen T-Cross é líder isolado, com Chevrolet Tracker e Hyundai Creta brigando pelo segundo lugar.
O modelo da marca japonesa tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de distância de entre-eixos. O SUV terá porta-malas com capacidade na casa dos 471 litros.

Especula-se que o motor 1.5 atual que equipa a linha Yaris tenha atualizações. Em números atuais, ele entrega 110 cv e torque de 14,9 kgfm quando abastecido com etanol.
Já o conjunto híbrido será o mesmo do Yaris Cross vendido na Tailândia - a diferença é que lá ele bebe só gasolina, e no Brasil será flex. Ele tem potência de 92 cv e torque de 12,4 kgfm, mas os números devem subir devido à tecnologia flex.
Ele trabalhará em conjunto com um elétrico que fornece 81 cv e 14,4 kgfm de torque e é ligado ao câmbio e-CVT. Na Tailândia, a potência combinada é de 113 cv - por aqui, será maior.
Assim como o Toyota Corolla Cross, o Yaris Cross deverá ser vendido nas versões XRE, XRX e XRV.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
12 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luis Carlos Pereira Guimaraes
Mais um RATCH ESTICADO, com motorzinho fraco, 1.5, com 110 cv, 14,9 kgfm, custando perto do 200k de reais, só mesmo no Brasil, imagina a ultrapassagem em uma pequena subida com 5 ocupantes e bagagens, vai ser um DEUS nos acuda e salve se quem puder. olha que eu tenho uma admiração pela TOYOTA, apesar de nunca ter possuído um exemplar dela, mas a cada dia que passa eu fico receoso quando vejo essas notícias sobre esses tais "SUVzinhos", fato esse que não anima a entrar nessa ideia, não dentista para gostar de motorzinhos. kkkkkkkkkkkkkkkk
Jean Carlo Walvy Ferreira
180 mil em um carrinho? A que ponto chegamos!!!
Renato Mendes
Eu realmente tinha a intenção de comprar esse Yaris Cross, mas devido a demora, ele deve ser lançado na mesma época do novo WRV, que é muito mais carro. E ambos devem sair pelo mesmo valor. Mudei de ideia.