Toyota dá primeiro passo para produção de seu novo SUV; veja detalhes
Com o Corolla Cross brigando pela liderança entre os SUVs médios com o Jeep Compass, a Toyota trabalha nos bastidores para estrear no segmento de compactos com o Yaris Cross - que já é produzido em pré-série na fábrica da marca em Sorocaba (SP).
O Toyota Yaris Cross fará sua estreia no primeiro quadrimestre de 2025. O SUV compacto também estreará o conjunto híbrido flex que associa o motor 1.5 Flex a um elétrico.
O sistema híbrido será similar ao modelo tailandês, com motor 1.5 16V de ciclo Atkinson. A diferença é que por lá ele bebe só gasolina, enquanto aqui será flex.
O conjunto tailandês tem potência de 92 cv e torque de 12,4 kgfm, mas os números devem subir devido à tecnologia flex. Ele trabalhará em conjunto com um elétrico que fornece 81 cv e 14,4 kgfm de torque e é ligado ao câmbio e-CVT. Na Tailândia, a potência combinada é de 113 cv - por aqui, ela deve ganhar alguns cavalinhos.
O Yaris Cross tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de distância de entre-eixos. O SUV terá porta-malas com capacidade na casa dos 471 litros.
No quesito segurança, o Yaris Cross brasileiro seguirá o tailandês, tendo de série freios a disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
Em versões mais caras, o Yaris Cross tem como certo o Toyota Safety Sense, que agrega controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de segurança pré-colisão frontal (PCS), assistência de permanência (LTA) e alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB), entre outros itens. No entanto, a marca japonesa poderá estender o pacote de segurança para toda a gama.
O Toyota Yaris Cross deve seguir o padrão do Corolla Cross, sendo vendido nas versões XRE, XRX e XRV.
Em relação ao visual, tem a grade e faróis inspirados no SUV médio pré-reestilização. Divididos em seções, o para-choque tem sua parte inferior uma grande entrada de ar e a grade principal tem elementos pontilhados. Nas extremidades, tem faróis auxiliares em abrigos com formato geométrico.
As linhas laterais do SUV de entrada da Toyota são mais lisas, com vinco acentuado em sua parte inferior. Apliques em preto percorrem as caixas de ar, contornando os para-lamas.
Na traseira, o Yaris Cross tem lanternas bem horizontalizadas que se estendem na tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação. O para-choque tem pintura na parte superior e a inferior tem acabamento em preto.
Por dentro, tem quadro de instrumentos digital, central multimídia flutuante e console central elevado. O SUV terá também freio de estacionamento elétrico.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.