Adeus, Suzuki? Por que marca japonesa corre o risco de sair do Brasil

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A Suzuki depende do Japão para continuar atuando no Brasil. A matriz não autorizou as atualizações do motor do SUV para atender as novas normas de emissões do Programa Proconve L8.
A negativa da matriz deixou a filial brasileira, representada localmente pelo HPE Automotores, em situação complicada. Para manter as operações, o grupo faturou entre 1.000 e 1.500 unidades do Jimny ano/modelo 2024/2025 para seus concessionários. As unidades serão distribuídas ao longo do ano para que a operação seja mantida até o fim deste ano.

A coluna entrou em contato com a HPE Automotores, que confirmou que aguarda a Suzuki para resolver a situação.
"A Suzuki Veículos segue com seus planos para o mercado brasileiro aguardando a Matriz no Japão, diretrizes de próximos produtos disponíveis que atendem às normas de emissões brasileiras e que, por questões estratégicas, não podemos dar mais detalhes. Enquanto isso, a linha Jimny Sierra segue disponível à venda nas concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil", afirma a HPE Automotores em nota enviada à nossa redação", diz a nota enviada pela HPE.
A HPE Automotores estuda alternativas para dar sobrevida à Suzuki no mercado brasileiro. A coluna apurou que o SUV elétrico e-Vitara é o mais cotado até que a matriz japonesa decida quais serão os outros modelos que poderão ser comercializados no mercado local.

Suzuki e-Vitara
O SUV elétrico japonês foi desenvolvido sobre a plataforma Heartect-e, projetada exclusivamente para veículos elétricos.
O e-Vitara conta com um sistema de propulsão elétrica eAxle, que integra motor e inversor, e utiliza baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), disponíveis em duas opções: 49 kWh ou 61 kWh.
Na configuração com tração 4×2, há duas versões. A primeira traz um motor elétrico de 106 kW (equivalente a 142 cv) e torque de 19,3 kgfm, alimentado por uma bateria de 49 kWh. A segunda também tem tração dianteira, mas com motor de 128 kW (171 cv) e o mesmo torque de 19,3 kgfm, associado a uma bateria maior, de 61 kWh.
Já a versão com tração 4×4 traz dois motores elétricos, um em cada eixo, que somam 181 cv de potência e entregam torque combinado de 30,5 kgfm. A bateria, nesse caso, também tem capacidade de 61 kWh.
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