Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Primeiros carros híbridos da Fiat já são produzidos em MG; veja detalhes

A Fiat já produz seus primeiros carros com sistema híbrido flex na fábrica da Stellantis em Betim (MG). Como a coluna antecipou com exclusividade em 7 de junho, os primeiros carros serão o Pulse e o Fastback que terão um sistema híbrido leve (MEHV) de 12 volts. A novidade para os SUVs de entrada da marca italiana será oferecida nas versões Audace e Impetus.

A estreia será no último trimestre deste ano e os protótipos rodam por testes finais por Minas Gerais. Os Fiat Pulse e Fastback Hybrid não terão mudanças visuais, somente o logo para identificar o sistema híbrido.

Fiat Pulse Impetus Hybrid
Fiat Pulse Impetus Hybrid Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O sistema híbrido leve de 12 volts da Stellantis fará par com o motor 1.0 Turbo Flex de 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm. Não haverá mudanças nos números de potência e torque. O câmbio também será o automático CVT que simula sete marchas.

O sistema Bio-Hybrid leve (MHEV) é um dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Ele é capaz de fornecer energia elétrico, gerando torque adicional para o motor térmico e ainda carregando a bateria de 12 Volts.

O sistema MHEV de Pulse e Fastback melhorará o desempenho dos modelos nas acelerações, ajudando a reduzir o consumo.

Fiat Fastback Impetus Hybrid terá sistema MHEV de 12 Volts
Fiat Fastback Impetus Hybrid terá sistema MHEV de 12 Volts Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O sistema também contribuirá para que o motor atenda o Programa Proconve L8, que terá como foco a redução de gases orgânicos não metanos (Nmog) e óxidos de nitrogênio. Como as marcas terão que reduzir as emissões do escapamento, o motor elétrico ajudará a esquentar o catalisador por meio de uma resistência, ajudando que ele sai da fase fria catalítica para a catálise dos gases, sem ter que depender do motor a combustão.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes