Peugeot 208 e 2008 terão novo motor híbrido da Fiat em 2026; veja detalhes

Ler resumo da notícia
Depois dos Fiat Pulse e Fastback, a Stellantis expandirá o sistema Bio-Hybrid para os Peugeot 208 e 2008, que contarão com a tecnologia na versão GT. A novidade fará parte da linha 2026 dos modelos argentinos.
A dupla tem saído diariamente para testes de rodagem, sempre acompanhadas dos primos da Fiat para testes comparativos.
Como funciona o sistema Bio-Hybrid
O Peugeot 208 e o 2008 GT híbridos contam com um motor elétrico de 12V e 3 kW, conectado mecanicamente ao propulsor a combustão. Esse sistema é alimentado por duas baterias: uma de chumbo-ácido, localizada no cofre do motor, e outra de íon de lítio, posicionada sob o banco do motorista.

Embora o sistema permitisse incremento de 4 cv de potência e 1 kgfm de torque, o foco do sistema MHEV não é o desempenho, mas sim a melhoria da eficiência no consumo e a redução das emissões de CO2. O motor elétrico, apesar de não adicionar força ao conjunto, contribui para aliviar a carga do propulsor térmico, favorecendo a economia de combustível. Todo esse processo ocorre de forma automática.
O gerenciamento do motor multifuncional é feito pelo módulo de comutação DBSM, que controla a conexão, separação e operação das duas baterias. Seguindo as orientações da central eletrônica, o sistema ajusta a carga para garantir o melhor desempenho energético.

O motor multifuncional substitui o alternador e o de partida convencional. Ele opera de duas formas: como alternador inteligente, recarrega as baterias; já no modo neutro, quando as baterias estão carregadas, mantém o fornecimento de energia elétrica ao veículo.
Assim como nos modelos da Fiat, os Peugeot 208 e 2008 GT terão o sistema associado ao motor 1.0 Turbo Flex 200, ligado ao câmbio CVT e que simula sete marchas. As potências seguem 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com torque de 20,4 kgfm não importando qual combustível.
Não haverá mudanças visuais nos Peugeot 208 e 2008 GT T200 Hybrid. A estreia antes prevista para maio deverá ser postergada para o segundo semestre.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.