Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Veja os cuidados necessários para passear com seu cachorro no calor

Atenção às dicas para passear com seu cachorro no calor! - Reprodução/GettyImages
Atenção às dicas para passear com seu cachorro no calor! Imagem: Reprodução/GettyImages

Taís Ilhéu

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2020 04h00

Muitos cães estão acostumados a fazer passeios diários, e eles de fato são importantes para os bichinhos se exercitarem e diminuírem o estresse. Acontece que de nada vale esses benefícios se outras coisas nem tão boas assim, como a possibilidade de queimaduras e desidratação, forem parte do pacote dos passeios em tempos de calor recorde, como o que o Brasil passa nos últimos dias.

Seria, então, o momento de interromper as saídas de casa com os pets? De acordo com veterinários, não é o caso de tomar atitudes drásticas, e basta que os tutores tenham atenção redobrada com alguns detalhes para não colocar a saúde do animal em risco. "Mesmo no verão ou épocas mais quentes é importante manter a rotina de passeios", afirmou a veterinária da DogHero Thais Matos.

Com a ajuda de Thais, listamos alguns pontos importantes para ficar atento antes de pegar a guia e partir para a rua com seu cachorro - ainda mais em pleno sol do meio-dia ou esquecendo o potinho de água para trás!

Atenção ao horário - e cuide das patinhas do seu cachorro

Passeios no meio da manhã, do dia ou até da tarde estão vetados em épocas de calor. "Tenha preferência por horários onde a temperatura esteja amena como antes das 10h e após 17h", alerta a veterinária. Essa é uma dica importante especialmente considerando que os cachorros caminham com as patinhas diretamente em contato com o chão e sem nenhuma proteção, podendo queimá-las se o asfalto estiver muito quente.

Vale também medir a temperatura antes de começar o passeio: "para isso, você pode colocar sua mão ou seu pé em contato com o chão. Se aguentar por mais de 10 segundos, é provável que o pet também aguente". Só não se esqueça de higienizar bem as mãos com álcool depois, é claro!

Leve água

Assim como é para os humanos, a hidratação é essencial para os pets especialmente no calor. Portanto, assim como você se lembra de carregar sua garrafinha de água, lembre-se de levar água para seu pet e um potinho onde ele possa beber.

Filtro solar para cães

Sim, esse produto já existe no mercado. O filtro solar para cachorros ajuda a proteger especialmente aqueles mais vulneráveis, de pelo curto e pele clara, e deve ser utilizado em situações de exposição direta ao sol como nos passeios. As regiões do corpo do pet que merecem mais atenção são o focinho, as orelhas e a barriga.

Atenção aos sinais

Os cachorros costumam emitir um sinal bastante claro quando estão cansados e com muito calor: a respiração fica ofegante e a boca aberta, com a língua muitas vezes pendendo para fora. Isso acontece porque, diferente das pessoas, eles não regulam a temperatura corpórea por meio da pele e suor, mas sim através da respiração.

Então, se notar esse comportamento no seu cãozinho durante o passeio, ofereça água a ele e opte por voltar para casa o quanto antes. Se você tem um animalzinho de raça braquicefálica (de focinho achatado) como um pug ou bulldog, a atenção deve ser redobrada! Por apresentarem dificuldade respiratória, é ainda mais difícil para eles regular o calor do corpo.