8 atitudes para garantir mais saúde e bem-estar no verão, mesmo sem viajar
Os dias e noites quentes de verão combinam com férias e praia —e é comum encontrarmos dicas para quem vai viajar curtir o calor e ser mais saudável. Mas e quem não pode ou não consegue tirar uns dias de folga nesse período por compromissos ou trabalho? Não pode aproveitar os benefícios desta época?
Claro que pode! Mesmo estando na cidade, é perfeitamente possível adotar algumas atitudes simples para garantir saúde e bem-estar nessa estação do ano. Confira:
1. Acorde cedo para fazer exercícios
Durante o verão, os dias começam a clarear mais cedo —o que faz com que a gente desperte antes do habitual mais facilmente. Que tal aproveitar esse tempo extra para colocar uma atividade física na rotina?
"No início do dia, há menos sol e não está tão calor. Por isso, atividades ao ar livre ficam mais confortáveis", afirma o médico clínico geral e geriatra Paulo Camiz, professor da USP e do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Fazer exercícios logo ao acordar vai reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar seu humor —benefícios ótimos para o restante do seu dia ser mais agradável. Além disso, em longo prazo, reduz o risco de doenças como diabetes, pressão alta, infarto, AVC, obesidade e alguns tipos de câncer.
2. Tome sol ao acordar
Aproveite as manhãs —quando o nível de radiação solar é mais seguro— para garantir ao corpo o tempo de exposição necessário para produzir vitamina D, substância importante para a saúde dos ossos, para a imunidade e até para a nossa saúde mental.
"Os níveis de radiação hoje são bastante altos, por isso, quanto mais cedo a pessoa tomar sol, melhor", afirma o clínico geral Alexandre da Silva, da rede de clínicas AmorSaúde, associadas ao Cartão de Todos, da unidade de Aracaju (Sergipe). "Nesse horário da manhã, entre 30 e 45 minutos (sem protetor solar) já são suficientes", complementa.
3. Tome banhos frios ou gelados
Nos últimos anos, alguns estudos identificaram benefícios que tomar banhos frios ou gelados têm para o corpo: aumento da circulação sanguínea (especialmente nos músculos), estímulo ao sistema imunológico e até uma melhora na função cerebral.
Mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas, mas que melhor época do ano para aproveitar uma ducha gelada do que no verão? "Outro benefício é que o banho gelado ativa o metabolismo", afirma Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em melhoria da qualidade de vida de Manaus.
4. Faça refeições leves
O verão é uma boa época para criar hábitos alimentares mais saudáveis. Por conta do calor, muitas vezes dispensamos naturalmente alimentos gordurosos e frituras e preferimos frutas, saladas e carnes magras.
A principal razão é que, durante o verão, nosso corpo já gasta muita água tentando manter a temperatura corporal equilibrada e aí buscamos alimentos naturais e ricos em água, para repor líquidos.
Ao consumir mais esses alimentos saudáveis e naturais e evitar as comidas gordurosas, fast-food e industrializadas, o funcionamento do intestino melhora, você reduz o risco de doenças crônicas (diabetes, pressão alta) e até emagrece.
5. Crie o hábito de comer saladas
No frio, esses vegetais somem do prato e no verão é um bom momento para retomar (ou criar) esse hábito.
"Levamos cerca de 21 dias para adquirir um hábito", ensina Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição, especialista em nutrição clínica e esportiva.
"Para garantir que a salada esteja em todas suas refeições, deixe a verdura cortada e higienizada, assim fica mais fácil manter a constância e se acostumar a consumir esses alimentos", diz.
Por outro lado, se você torce o nariz para folhas e legumes, a estratégia precisa ser diferente. "Pode-se começar a incluir os alimentos em pratos, como uma sopa fria de legumes", diz a nutricionista. O importante é manter-se firme no propósito para se acostumar aos sabores e texturas.
6. Passe mais tempo ao ar livre
Uma revisão de estudos realizada por especialistas da Universidade Harvard (EUA) mostrou que frequentar espaços com natureza (como os parques urbanos) tem um impacto positivo na saúde, ao aumentar os níveis de atividade física, reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e ainda melhorar doenças como depressão e ansiedade e funções cognitivas do cérebro.
Quem vive nas grandes cidades muitas vezes tem dificuldade de entrar em contato com a natureza; por isso, vale a pena visitar parques e planejar programas ao ar livre com a família e os amigos nesses ambientes.
7. Hidrate-se
Como falamos, no verão, nosso corpo precisa de mais água para manter a temperatura equilibrada —ainda mais se você estiver no parque ou praticando alguma atividade física, quando acaba transpirando mais.
Além da água, vale investir em sucos e chás gelados (veja aqui 6 receitas saudáveis dessas bebidas) e até água saborizada com frutas e/ou hortelã. Uma boa ideia é colocar frutas congeladas na garrafa de água para deixar o líquido mais refrescante.
"Coloque também frutas com água de coco no congelador, para fazer picolés caseiros saudáveis, que vão ajudar a se refrescar e se reidratar", diz Edvânia Soares.
8. Use a bicicleta para descobrir o próprio bairro
Não é incomum encontrarmos pessoas que moram no mesmo bairro há anos e pouco sabem sobre as ruas ou praças ao redor. Que tal aproveitar os dias mais claros e o clima agradável do fim do dia para pedalar?
De acordo com Rizzieri Gomes, a atividade física com a bicicleta reduz o estresse e traz relaxamento, por unir a atividade física, o prazer do vento na cara e a natureza (se você for pedalar numa praça).
"É uma atividade aeróbica, portanto, também promove o emagrecimento ao aumentar o consumo calórico e estimula o ganho de massa magra, por ser um exercício de resistência", complementa o especialista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.