Guia do Supermercado

Guia do Supermercado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Muçarela pra levar na bolsa é boa opção de snack saudável

Encontrar um snack salgado com boa composição nutricional não é tarefa fácil. A maioria é composta por farinhas e gorduras. Acrescente açúcar se quiser um doce ou sal para os salgados, complete a receita com aromas e modele em diferentes formatos. Está pronta a fórmula básica dos lanches industrializados.

As pessoas que leem os rótulos já perceberam isso e me pedem sugestões de snacks saudáveis pra levar na bolsa. Muitas delas estão procurando versões de biscoitos, barrinhas ou até iogurtes, mas pouca gente pensa em comer um pedaço de queijo pra saciar aquela fome fora de hora.

Os snacks de queijo em formato palito são uma opção interessante, pois combinam conveniência com um bom perfil nutricional.

Eles têm boa quantidade de proteínas e gorduras naturais que proporcionam saciedade. Para não extrapolar as calorias, os nutricionistas aconselham não exagerar no consumo de queijos, algo que fica mais fácil com esses palitos que vêm embalados em porções individuais.

Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (14/10) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Nos Estados Unidos e na Europa é comum encontrarmos queijo que tolera algumas horas sem refrigeração no formato "on the go". Aqui no Brasil, esse tipo de produto ainda é novidade. Na pesquisa para esta edição identifiquei três opções de marcas de palitos de queijo embalados individualmente, todos eles com bons ingredientes: Tirolez, Atilatte e Levitare, sendo esse último o menos calórico.

Imagem
Imagem
Imagem: Arte UOL

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Arte UOL

Imagem
Imagem: Arte UOL

Imagem

Entre um salgadinho sabor queijo, que nem queijo tem, e um queijo de verdade, prefira a segunda opção.

Continua após a publicidade

Para fins comparativos, observe a lista de ingredientes deste salgadinho sabor queijo, que nem queijo tem. A mistura de farinha com óleo e uma série de aditivos resulta nas bolinhas crocantes de carboidratos e gorduras, que quase não têm proteínas. Esse tipo de produto tem um teor calórico elevado, mas não proporciona saciedade — são as chamadas calorias vazias.

Imagem
Imagem: Arte UOL

Como esses queijos não estragam fora da geladeira?

Os palitos de queijo permanecem seguros por algumas horas sem refrigeração devido aos ingredientes utilizados, aos controles de processo de fabricação e às embalagens adequadas — elas reduzem a exposição do alimento ao oxigênio e à umidade, fatores que promovem o crescimento bacteriano. No entanto, não extrapole o limite de tempo indicado nas embalagens, pois esse é o prazo seguro que foi estabelecido através de testes no desenvolvimento de cada produto. Cuidado pra não esquecer o seu queijo na bolsa, pois ele pode estragar.

Imagem
Continua após a publicidade

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre saúde e nutrição, o que impulsiona a demanda por lanches mais nutritivos. Além de mais saudáveis que a maioria dos ultraprocessados, esses queijos em porções pequenas são ideais para levar na bolsa ou compor as lancheiras das crianças. Fico feliz em ver esse movimento no mercado nacional.

****

Como você já sabe, o Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca. Por isso, temos liberdade de elogiar ou criticar produtos do mesmo fabricante.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo dos produtos avaliados aqui, pois o fabricante pode alterar a receita a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.