Topo

Proteja sua energia: afaste e corrija o que prejudica seu nível energético

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/03/2022 04h00

Talvez você nunca tenha prestado atenção, mas o corpo envia sinais para indicar que sua energia está sendo prejudicada, ou seja, em baixa frequência energética. Pode parecer que não seja nada ou se resuma apenas a algum indispor ou cansaço mais intenso e passageiro. Entretanto, se a situação não for corrigida, há risco de impactar negativamente o dia a dia. Por essas e outras, o melhor mesmo é se proteger.

Não ter vontade de conversar ou interagir, se sentir exausto após uma boa noite de sono, falta de ânimo para executar tarefas simples, desconforto emocional, sensibilidade exacerbada, sentimentos oscilando, vulnerabilidade, impaciência e irritabilidade são alguns indicadores de que algo não anda bem.

"Também podem aparecer dores no peito; sensação de sufocamento, através de falta de ar; ou ainda crises de ansiedade e isolamento após ser exposto a uma energia ruim", acrescenta Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilíbrio.

De acordo com ela, tais situações acendem um alerta, já que a energia é uma das forças que movem os indivíduos, dando vitalidade e sentido à vida. "A partir do momento que não cuidamos dela ou das vibrações dos ambientes em que vivemos, começamos a prejudicar todo o restante. Entramos em um estado de desequilíbrio, perdemos nossa motivação e força e, principalmente, esquecemos do sentido de nossa existência", argumenta.

Juliana observa que é por essa razão que existem tantas técnicas alternativas, como Feng Shui e Reiki, por exemplo, com foco em entender as energias e realizar modificações, simples ou elaboradas, a partir de diferentes ferramentas disponíveis, entre as quais a cromoterapia, a aromaterapia e os rituais.

O que afeta o nível energético

Por mais estranho que possa parecer, um dos principais fatores a alterar o padrão de energia de uma pessoa é ela mesmo. "A vibração do nosso corpo, vindo do emocional, determina a forma que adentramos e entendemos um ambiente. Quando estamos com o nosso emocional abalado, consequentemente, baixamos nossa frequência energética", diz Juliana. Segundo ela, "o externo é o espelho vivo do que sentimos".

Nesse contexto, estar perto de um indivíduo descontrolado emocional e energeticamente pode render uma troca que gera desequilíbrio em quem, até então, apresentava vibração aceitável. "Espaço, ambientes ou pessoas podem absorver a energia alheia, a fim de conseguir um equilíbrio interno. E, às vezes, também estamos vibrando em frequência energética baixa e nem percebemos", pontua a espiritualista.

Já quando o foco se volta para um ambiente, entre os fatores que podem influenciar a energia local entram a falta de empatia, de cuidado, de atenção, de valorização e de amor. Segundo com Juliana Viveiros, ambientes sujos, com objetos acumulados, manutenção inadequada, sem ventilação ou que recebem muitas pessoas com o campo energético desequilibrado estão sujeitos a ter energias estagnadas ou ruins.

Como proteger sua energia

Caso não ocorra um trabalho de proteção energética, há uma série de "consequências" possíveis. Ok, isso vai depender de pessoa para pessoa, mas o desfecho mais comum e esperado inclui pensamentos negativos, falta de apetite ou fome exagerada, crises de ansiedade, frustrações, medos irracionais, sensibilidade emocional, estresse, irritabilidade, pressão psicológica, desentendimentos, desgaste emocional, confusão mental, autojulgamento e distanciamento dos valores e da própria essência.

Evitar que isso ocorra não é difícil. O mais indicado é salvaguardar a energia pessoal, precavendo-se. "Para proteger, pode-se orar todas as noites para seu anjo da guarda, pedindo que te guie e te leve pelo melhor caminho. Ou, ainda, fazer orações para São Jorge, Ogum ou Nossa Senhora Aparecida, dependendo de sua religião ou crença", ensina a especialista do Astrocentro.

Outra alternativa é adotar objetos de proteção, tanto em casa () como no dia a dia. Alguns são bem eficientes: amuletos, a planta espada-de-são-jorge, um pequeno recipiente de vidro com sal grosso e pimenta, patuás, banhos de proteção e benzimentos, entre outras opções.

Como equilibrar o nível energético

Agora, se a energia já desandou e o desequilíbrio é evidente, só resta corrigir a situação. Juliana Viveiros conta que existem diversos recursos que podem ser colocados em prática, como:

Banhos espirituais, meditação, rotinas saudáveis de autocuidado, incensos, Aromaterapia, mantras, Reiki, limpeza energética do ambiente, cores, orações, Organização, músicas, técnicas de respiração, exercícios físicos, mudanças físicas nos ambientes, terapias psicológica e holística, dar fim à procrastinação, plantas, acupuntura, yoga e pilates.

"Neste ponto, tudo é válido, desde que a pessoa consiga se conectar e reconhecer sua existência ou história. Ela sentirá que, logo, logo seu campo energético entrará em equilíbrio", finaliza a espiritualista.