Banho zen: como curtir momento para se cuidar e renovar energias

Se o dia a dia anda corrido demais, sem tempo para o autocuidado tanto quanto gostaria, que tal aproveitar o horário do banho para incluir alguns pequenos rituais? O momento exclusivo revela-se perfeito para um carinho pessoal, buscando a renovação das energias e melhorando a autoestima e autoconfiança.

O período do banho é muito propício para ser associado aos momentos de autocuidado. Um bom exemplo é pensar que essa é uma das atividades que exercemos diariamente. Basta acrescentar alguns passos e tornar esse momento ainda mais prazeroso e de relaxamento

Além de revigorar e renovar as energias, o banho é ocasião boa para cuidar do corpo. Não só isso, também é uma excelente oportunidade de relaxar a mente. Para que seja um momento especial, deve ser planejado e preparado cuidadosamente.

Dicas de autocuidado no banho

  • Trilha sonora

Para estimular os sentidos, não pode faltar música. Escolha versões suaves ou aquelas que tragam boas lembranças. Sabemos do poder da musicoterapia e usar o momento do banho para ouvir sons que também possam auxiliar a relaxar ou promover bons sentimentos proporciona uma experiência nova.

  • Iluminação especial

Também é interessante pensar em uma iluminação diferente como, por exemplo, mudar a cor da lâmpada ou deixar o ambiente com iluminação mais indireta, optando-se por velas.

Além de trazerem uma sensação de aconchego e proporcionarem esse diferencial com relação à iluminação, as velas também podem ter aromas especiais ou ser associadas com óleos essenciais no difusor, sendo possível misturar cheios e criar um aroma único e bem personalizado.

Continua após a publicidade
  • Cheirinhos agradáveis

No que diz respeito ao olfato, aliás, a dica é colocar no ambiente um difusor com óleos essenciais como o de eucalipto. A fragrância, além de trazer uma sensação de natureza para dentro do banho, tem propriedades calmantes, antissépticas e, emocionalmente, provoca alegria.

Outra alternativa é deixar folhas de eucalipto ou de alguma erva ou chás preferidos dentro do banheiro - o vapor da água estimula a liberação do cheiro desses componentes.

Caso não tenha o difusor, também é possível colocar no chão do box algumas gotinhas de óleo de essência de lavanda. O aroma vai se espalhar, trazendo uma sensação de calma e concentração.

  • Estímulos corporais

Os estímulos sensoriais incluem atenção ao corpo. Pense em todos os cuidados que gostaria de fazer na ocasião, como uma esfoliação corporal, uma máscara para cabelo ou hidratação no rosto. Deixe tudo preparado previamente para facilitar o processo.

Continua após a publicidade

Aplique os produtos com carinho, dando atenção ao momento. Não faça no automático! Sinta a experiência e o propósito dos itens ou cuidados escolhidos para estarem nessa rotina.

  • Temperatura

Já que a ideia é relaxar, preste atenção na temperatura da água, pois não pode ser tão quente a ponto de prejudicar ou invalidar todos os cuidados que estão sendo adotados.

  • Itens complementares

O banho especial com autocuidado é ocasião perfeita para testar acessórios que complementem a experiência sensorial, como esponjas especiais, massageadores, espumas e sais de banho (caso tenha banheira disponível).

  • Hidratação
Continua após a publicidade

Após o banho, não pode faltar o autocuidado da aplicação de cremes hidratantes ou óleos pelo corpo. Esse passo pode ser um dos principais momentos de autoconexão, de se olhar. Use a oportunidade para passar o produto com cuidado, massageando a pele. Além de ser muito mais prazeroso, ajuda na absorção e não deixa de ser um momento de automassagem.

  • Roupas

Outro ponto no pós-banho: a escolha da roupa para dar continuidade à sensação de calma e relaxamento proporcionada pelo autocuidado. Se puder, opte por um roupão ou roupas macias e confortáveis.

  • Meditação antes ou depois do banho

Uma meditação antes ou pós-banho é bem interessante para compor o combo de autocuidados no momento íntimo.

O primeiro passo é dedicar a alongamentos variados, envolvendo braços, pernas, costas, mãos etc. Bastam cinco minutinhos para preparar corpo e mente. Vá sentindo as posições e movimentos que seu corpo pede, principalmente alongando as áreas mais tensas.

Continua após a publicidade

Depois, dedique outros cinco minutos à medicação, que trará sua mente para aproveitar ainda mais o momento presente, seguindo as orientações abaixo:

  1. Programe o tempo em um alarme. Assim, aproveita-se mais a experiência, ficando totalmente despreocupado em não perder o horário.
  2. Sente-se em uma posição confortável.
  3. Feche os olhos e mantenha o foco na respiração. Sinta o ar entrando e saindo do corpo. Busque manter o foco, mesmo que sua mente queira dispersar. Sinta sua respiração até que o alarme dispare. A partir deste momento, já estará mais relaxado para iniciar o encerrar de forma impecável seu momento de autocuidado.

Fonte: Sueli Szterling, terapeuta.

Deixe seu comentário

Só para assinantes