Topo

Quer saber quem enrola no trabalho? Ranking mostra signos que procrastinam

Procrastinação: Peixes está em primeiro lugar, Capricórnio no último. - Getty Images/iStockphoto
Procrastinação: Peixes está em primeiro lugar, Capricórnio no último. Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

24/07/2021 04h00

Procrastinar e adiar as tarefas? Quem nunca? Vez ou outra, acontece com todo mundo perder um prazo, dar uma enroladinha checando redes sociais e até empurrar os afazeres para o dia seguinte - e isso não é nenhum bicho de sete cabeças!

Mas tem gente que age assim o tempo todo, alimentando um comportamento que pode comprometer a vida profissional. "Nossa maneira de agir é mais associada ao planeta Marte em nosso mapa astral, mas é possível descrever, genericamente, como cada signo solar tem ligação com a atitude de atrasar tarefas", afirma a astróloga Soraia Brito, do Astroregis.

A seguir, ela comenta as características do zodíaco, baseadas na posição do Sol no momento do nascimento, que levam as pessoas a se tornarem procrastinadoras.

Qual é o signo mais enrolado?

1º lugar: Peixes
O nascido em Peixes é alguém que tem dificuldade em dizer "não". Assim, costuma assumir muitas tarefas, com a intenção de dar conta de tudo. Ele até tenta agilizar sem postergar, mas é do tipo que se perde na própria imaginação - fica com a mesa cheia e esquece do cronograma, por exemplo. Além de criar, gosta de inovar em tudo o que faz, o que acaba gerando o tradicional atraso pisciano.

2º lugar: Libra
O libriano é o perfeccionista do zodíaco, mas nem sempre perfeição combina com agilidade. Libra é da turma que precisa rever o material e calcula tudo milimetricamente. Mais do que isso, precisa ter certeza de que vai entregar um trabalho de excelência e, assim, acaba procrastinando. Por tentar alcançar esse perfeccionismo, é comum ele estourar o prazo, precisando de mais tempo.

3º lugar: Touro
Para que o taurino cumpra os prazos, ele precisa sentir prazer na entrega. Só que isso não é tão simples. Touro até tenta seguir o cronograma, mas ele também necessita entender exatamente o objetivo e os detalhes da tarefa previamente. Como gosta de tudo correto e é prático, pensa muito antes da execução, o que acaba resultando em atraso. Outra questão: se ele for pressionado, aí que o prazo deixa de existir e ele procrastina mesmo, já que não suporta que façam isso com ele.

4º lugar: Sagitário
Sonhador e idealizador, o sagitariano precisa se engajar e ir fundo para concretizar o trabalho. Caso não compreenda profundamente o significado e o motivo da entrega, a força-tarefa não vai rolar com o nativo de Sagitário. Ele é um tanto ansioso e, por isso, precisa de um grande líder para convencê-lo a se esforçar mais e não atrasar.

5º lugar: Gêmeos
O grande curioso do zodíaco ocupa a quinta posição entre os mais procrastinadores. Multidisciplinar, Gêmeos é dono de uma mente inquieta e revela grande dificuldade de concentração, já que faz várias atividades ao mesmo tempo. Assim, acaba perdendo o foco na finalização das tarefas. Apesar disso, é extremamente inteligente e se fizer um roteiro certinho, com todos os porquês das fases e a necessidade de não atrasar, ele consegue melhorar a performance.

6º lugar: Virgem
O signo mais correto e que não gosta de trabalhar com imprevistos precisa ter um roteiro para não cair na procrastinação. Diferentemente de Libra, que idealiza, o virginiano tem sua performance atrelada à palavra-chave metodologia, que vem sempre cercada de controle sobre a tarefa. Virgem sabe que precisa cumprir prazos, mas não abre mão de tudo ser perfeito, por isso é importante, para ele, negociar cronograma de maneira equilibrada e com prazos que podem ser cumpridos.

7º lugar: Câncer
Para que não haja atrasos nas entregas, Câncer precisa amar o que faz. Além disso, precisa satisfazer o seu desejo: caso não fique bem com a execução, emocionalmente falando, ele se retrai. Para evitar isso, é preciso negociar o fechamento com prazo adequado para as entregas.

8º lugar: Áries
Como o ariano quer tudo para ontem, também tenta fazer suas tarefas com agilidade. Só que, por ter pressa em terminar, pode ser que precise refazer seu trabalho - o que, consequentemente, estoura o tempo determinado. Áries é ansioso e ágil e considera prazos como algo determinante. Por isso, revisar é a palavra-chave para não haver procrastinação - até porque ele não gosta de perder tempo e refazer o que já fez. Teria melhores resultados se fosse mais objetivo.

9º luar: Aquário
O nativo do signo pensa no futuro e dificilmente permite se perder no prazo. O aquariano foca bastante. Só que, da mesma forma que pensa muito, não gosta de dar muitas explicações. Aquário tem consciência de que qualquer atividade precisa ser realista - e quer chegar no objetivo almejado. Para isso ocorrer, ele tem de ter clareza sobre a meta. Outro motivo para realizar as demandas com facilidade e sem atraso é que não gosta de ser cobrado.

10º lugar: Escorpião
"Foco, força e fé" é a definição perfeita para o escorpiano, que é duro na queda e não é de procrastinar, não. Determinado, o nativo desse signo fixa em todos os detalhes, sem deixar passar nada. Observa tudo, descobre os melhores caminhos e entrega sempre no prazo.

11º lugar: Leão
Eis um signo que briga pelo primeiro lugar da produtividade e quase chega lá. Leão é complementar do signo de Aquário, porém, expressa mais segurança que o outro. É muito competitivo e quer chegar na frente de todos, pois não admite ser liderado. Por essa razão, manda dentro do seu território. Quer mostrar sua competência de maneira efetiva.

12º lugar: Capricórnio
O "senhor do tempo" foca, realiza e concretiza. Trabalho é o sobrenome do capricorniano, que não mede esforços para chegar ao topo. Ele traz o peso da responsabilidade no seu ombro e só relaxa depois da entrega, sem procrastinar nada.