PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Vontade de convencer, mudar de opinião: como signos lidam com diferenças?

"Qualquer opinião é válida se quem defende sou eu", diz o leonino: você concorda? - SolStock/Getty Images
"Qualquer opinião é válida se quem defende sou eu", diz o leonino: você concorda? Imagem: SolStock/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

11/08/2020 04h00

Em tempos de polarização, nem todo mundo está aberto para, sequer, ouvir opiniões, argumentos e pontos de vista diferentes dos seus. É o cenário ideal? Óbvio que não - e isso não é segredo para ninguém. O que nem todo mundo imagina é que, por trás desse comportamento, pode haver influência dos astros.

O signo solar (associado à data de nascimento), por exemplo, reúne características que imprimem tendências nas atitudes de cada representante do zodíaco.

É o que mostram, a seguir, as informações repassadas pelo astrólogo, tarólogo e babalorixá Ricardo Hida.

Como signos lidam com diferenças de opiniões

Áries

Competitivo por natureza, Áries sempre vai querer mostrar que sua versão e sua opinião são melhores que as dos demais. Pouco disposto a ouvir, é alguém que está propenso, em tempo integral, a só tentar convencer.

Touro

Trata-se de um signo naturalmente estável. Touro também é teimoso por convicção e, por isso, não muda facilmente o que pensa. Mas também não tem vocação para pregador. Para ele, todo mundo tem direito à própria opinião, desde que cada um fique no seu quadrado.

Gêmeos

Com Gêmeos, não há limites para os debates, que devem durar horas e horas. Se, ao final, o outro concorda com o geminiano, o nativo se faz de advogado do diabo, contradizendo a si mesmo, só para retomar o papo.

Câncer

Tradicional e conservador por natureza, Câncer é pouco avesso a novidades e, também, a formas diferentes de pensar. Isso muda se a opinião destoante for a do próprio filho - nesse caso, passa a ser a nova grande teoria do mundo.

Leão

"Qualquer opinião é válida se quem defende sou eu" é a frase que deve sair da boca de Leão em qualquer situação. Como qualquer signo fixo, ele tem dificuldade em mudar os próprios conceitos.

Virgem

O virginiano espera sempre ouvir um bom raciocínio e que a comunicação seja clara e objetiva. Virgem é um signo que não vê problema em mudar de opinião e assumir uma ideia diferente, desde que seja racionalmente convencido.

Libra

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, Libra tem suas convicções bem firmes. Mas escolhe muito bem como apresentá-las, sem precisar de confrontos. É um exímio negociador e, sem conversões, pode fazer concessões a fim de chegar a um denominador comum.

Escorpião

É muito difícil convencer um escorpiano de uma opinião contrária. Não porque seja um teimoso, que não aceita pensamento diferente, mas porque qualquer conceito já foi profundamente analisado por ele. Todas as ideias de Escorpião passam por muita reflexão interior e análise. Tudo pode ser transformado para quem é regido por Plutão, como ele, mas é preciso ter bons motivos para isso.

Sagitário

Dogmático desde sempre, é missão quase impossível fazer um sagitariano desistir de suas crenças e opiniões. Não à toa, Sagitário tem tudo a ver com fé. O nativo é o exemplo típico de quem sai pelo mundo pregando suas verdades.

Capricórnio

Signo da estrutura e da autoridade, Capricórnio não aceita muito ser confrontado. Mas se houver muita lógica na opinião alheia, não só concorda como pode mudar a própria ideia. E quando isso ocorre, aquilo que foi aceito por ele se tornará lei.

Aquário

Todas as ideias, para Aquário, estão fora de moda - exceto as suas, é claro. O signo é um grande defensor de mudanças, menos em relação às próprias verdades. Não é preconceituoso, mas se revela meio intolerante, que convive bem apenas com aqueles que pensam de forma parecida.

Peixes

Eis alguém fácil de ser convencido. Netuno, o regente de Peixes, traz certa porosidade na forma de pensar pisciana. Não à toa, o signo tem tudo a ver com o conceito de inconsciente coletivo. Para ele, não existem minhas e suas ideias e, sim, o zeitgeist - o "espírito de um tempo". Nessa lógica, tudo já está na nuvem e o nativo apenas captou a ideia.

Alto Astral