Topo

Animais e mitos: qual símbolo representa seu signo e o que ele significa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

23/03/2023 17h39

Uma das formas mais fáceis de identificar seu signo é através do símbolo. Cada um dos doze signos do zodíaco possui uma representação específica, que remete a animais ou figuras com ligação aos mito.

Embora não seja possível datar com precisão como e onde essas representações surgiram, elas são usadas até hoje para simbolizar os signos em um mapa astral - e em decorações, estampas de roupas e até tatuagens.

Saber o símbolo ajuda a acompanhar o trânsito dos planetas no seu signo. Você pode ainda usar as imagens em rituais de conexão com a energia de cada um deles.

Por exemplo, para atrair a força de Câncer, desenhe o caranguejo em uma folha e medite olhando para ele.

Para atrair autoconfiança em apresentação profissional, escolha a data em que o signo de Leão está em destaque e use o símbolo em um acessório para manifestar essa energia.

Também conhecidos como glifos, os símbolos têm ligação com as constelações zodiacais e representam características muito próprias da personalidade de cada signo.

Símbolo dos signos e sua interpretação

Áries

Áries - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O símbolo é o carneiro, animal cujos chifres sempre abrem caminho. Mais do que isso, eles são uma ferramenta de defesa, liderança e luta, algo que reflete a essência ariana. Regidas pelo fogo, pessoas de Áries também possuem coragem e, por vezes, a agressividade como marca registrada.

Touro

touro - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O símbolo é o animal que o representa: o touro. Sua inspiração é o mito do Touro de Creta, da mitologia grega. Por ser um animal de poder e força, simboliza os atributos do elemento terra. Além disso, costuma ser calmo e proteger o que é seu. Se for preciso, usa sua força sem pensar nas consequências.

Gêmeos

Gêmeos - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Gêmeos é o primeiro signo da lista que não possui um animal como representação.

Por ser aquele que possui a dualidade, é ilustrado com o número dois em romano, "II". Também faz alusão aos gêmeos Castor e Pollux, da mitologia greco-romana, que são conhecidos como padroeiros dos navegantes, algo que se conecta com a regência mercuriana do signo.

Câncer

Câncer - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Câncer é o signo do caranguejo, que faz alusão ao que está no fundo das águas. Seu símbolo lembra o número 69, que representa as pinças do animal. O instinto canceriano prioriza a proteção emocional, o que pode fazer com que os nativos deste signo se projetem para "dentro da concha", criando uma casca dura do lado de fora, tal qual o caranguejo.

Leão

Leão - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O símbolo faz alusão à juba do leão, que simboliza os atributos de autoconfiança, coragem e liderança de seus nativos. O círculo do desenho representa o Sol, astro regente de Leão, que também denota força e capacidade de brilhar. A constelação de Leo serviu de inspiração para o simbolismo.

Virgem

ghg - Arte/UOL - Arte/UOL
Virgem: desafios e conquistas para o signo em 2022
Imagem: Arte/UOL

O símbolo de Virgem lembra uma serpente enrolada, que faz alusão ao mito do paraíso e também à capacidade de adaptação do animal. Visto que é um signo de elemento terra, que representa a ciclicidade da vida e da própria natureza em sua dança das estações, a reestruturação e evolução fazem parte da jornada virginiana. Há quem diga que seu símbolo também faz alusão à Astreia, filha de Zeus na mitologia grega.

Libra

Libra - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

A balança de Libra representa o equilíbrio trazido pelo signo, que começa sua temporada no outono pelo hemisfério norte, estação que marca o momento em que a natureza busca se harmonizar. A justiça é um aspecto bastante marcante do signo e também é o nome de uma Deusa da mitologia grega, que carrega a balança em suas mãos.

Escorpião

Escorpião - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O desenho que representa é o animal Escorpião. Além disso, também simboliza uma flecha, que demonstra a intensidade escorpiana, ainda que se trate de um signo de elemento água. Também é um símbolo que retrata a história de Órion, gigante da mitologia que nomeia a constelação que está sempre oposta à de Escorpião.

Sagitário

Sagitário - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

A flecha de Sagitário representa o arco e flecha carregado pelo Centauro, criatura mitológica que possui a parte superior de seu corpo como a de um homem e a inferior como a de um cavalo. Essa figura é associada ao signo por simbolizar a busca por conhecimento e liberdade, típica de seus nativos. Além disso, também denota a velocidade de Sagitário, conferida pelo seu elemento fogo.

Capricórnio

Capricórnio - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O símbolo de Capricórnio faz alusão à cabra. Como símbolo, ela representa a persistência capricorniana. No entanto, sua inspiração vem da mitologia de Capricornus, o bode do mar que teria sido colocado por Zeus entre as constelações por ter sido amamentado junto com ele. Por isso, o desenho do signo se parece com chifres retorcidos e, no canto inferior direito, com um peixe.

Aquário

aquário - Arte/UOL - Arte/UOL
Aquário
Imagem: Arte/UOL

Aquário tem como símbolo dois raios na horizontal que lembram as ondas do mar. É o que chamamos de aguadeiro, a água da sabedoria que jorra do oceano da vida. Embora seja de elemento ar, o signo possui bastante afinidade com a intuição e com a inteligência, fatores representados por seu desenho.

Peixes

Peixes - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O símbolo de Peixes é feito com duas linhas se conectam por um mesmo elo e representam dois peixes se movendo em direções contrárias, mas conectados por um centro. Por ser um signo bastante dual, seu símbolo traduz a capacidade de transitar entre o mundo físico e o mundo espiritual. Ele é constantemente representado, também, por dois peixes.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

Rodapé content commerce -  -