Topo

Ano novo, bolso cheio: como signos precisam levar vida financeira em 2020

Claudia Dias

Colaboração para Universa

19/12/2019 04h00

Se a carteira anda bem vazia e o bolso parece estar furado — já que a grana tem, literalmente, desaparecido da sua vida —, talvez seja hora de encarar 2020 dedicando mais atenção às finanças. Nessas horas, vale uma autoanálise e decidir enfrentar os fatos e as atitudes pessoais.

Para quem não sabe o que fazer, a astrologia pode dar uma mãozinha. A seguir, a astróloga Paula Arruda elenca os melhores conselhos financeiros que cada signo deveria seguir em 2020.

Áries

Imediatista desde sempre, Áries costuma comprar sem muita consciência - e, depois, se arrepender. O novo ano é ótima oportunidade para ele valorizar mais seu dinheiro e pensar bem antes de colocar a mão no bolso.

Touro

Touro sempre se preocupa com as finanças. É organizado nesta área de vida, por ter necessidade de estabilidade material — apesar de se permitir gastar com conforto e prazer. Como meta de 2020, deveria estudar e aprender como fazer seu dinheiro prosperar.

Gêmeos

O nativo de Gêmeos é uma pessoa que gasta demais, muito por conta do seu jeito eclético de ser. 2020 é um bom ano para usar seu lado curioso para aprender tudo sobre investimentos e poupar mais.

Câncer

Quando está triste, Câncer acaba desembolsando grana para se sentir melhor ou mesmo com a intenção de suprir alguma carência. Agora chegou a hora de se equilibrar emocionalmente, de uma maneira mais produtiva.

Leão

O leonino adora comprar itens de luxo, presentear a si mesmo, além de ser muito generoso financeiramente. Só que ele acaba gastando mais do que precisava. A dica para o nativo de Leão é pesquisar mais para garantir o melhor preço.

Virgem

Quem é de Virgem tem perfil superorganizado e é capaz de ter as planilhas mais incríveis do planeta. Isto, obviamente, se aplica também (ou seria principalmente?) à vida financeira. No próximo ano, deve atentar para não ser o "chato" da turma, que sempre quer "rachar" até os centavos do happy hour.

Libra

Libra é alguém que gasta muito com presentes para os outros, tanto porque adora fazer essa graça, como também porque tem dificuldade de se indispor. É hora de praticar o "não" e deixar de desembolsar para alegrar outras pessoas, o que vai trazer equilíbrio para sua vida financeira.

Escorpião

A relação de Escorpião com grana não é muito linear. Ele perde e recupera seu dinheiro com certa frequência. O ano que vem pode ser bom para entender qual é a prioridade na área financeira — guardar para comprar uma casa, por exemplo — e ter determinação para alcançar tal meta.

Sagitário

O nativo de Sagitário é daqueles que se permite gastar com o que tiver vontade. Só que, muitas vezes, gasta sem nenhuma necessidade — o tal do exagero sagitariano. Por isso é preciso ter mais responsabilidade com as questões que envolvem a carteira.

Capricórnio

Verdade seja dita, Capricórnio gosta de status, mas sabe lidar bem com as suas finanças. Ele tem consciência de que é importante guardar para não faltar. No novo ano, o capricorniano deve aprender a usufruir dos seus ganhos com o que lhe proporciona prazer.

Aquário

O aquariano é daquele tipo de pessoa que, num dia só, pode gastar todo o seu salário. Ou seja, não tem muito limite. Por isso, para Aquário, 2020 é o momento de se planejar e todo mês guardar uma parcela do que ganha, pelo menos para ter uma reserva de emergência.

Peixes

O pisciano não tem apego algum ao dinheiro. Consequentemente, Peixes pode acumular dívidas por não ser uma área que lhe traga preocupação. Sendo assim, é fundamental entender seus ganhos e gastos e se planejar mais para o futuro.