Topo

Por que seu vizinho grita gol antes? Entenda o 'atraso' na transmissão

Quando todos viam TV analógica não havia problema de atraso no grito do gol - Getty Images
Quando todos viam TV analógica não havia problema de atraso no grito do gol Imagem: Getty Images

De Tilt*, em São Paulo

21/11/2022 09h55Atualizada em 22/11/2022 08h49

Quem acompanha futebol com frequência sabe que sempre tem um vizinho que acaba gritando gol antes de outros. Com a Copa do Mundo, com mais pessoas sintonizadas assistindo a mesma partida, essa questão deve ficar ainda mais em evidência. Mas por que, afinal, isso acontece?

De forma resumida, o "delay" (atraso) do gol ocorre por conta da diferença de sinal e qualidade de imagem do jogo exibida na TV.

Como funciona

O fato é que sim, existe mesmo um atraso da transmissão da imagem ao vivo do estádio até chegar na sua casa. Quanto melhor for a qualidade do sinal que você recebe, mais tempo ele vai demorar para chegar até a TV.

Nesse processo, a imagem e o áudio são compactados e descompactados para que o sinal chegue com qualidade compatível ao equipamento.

A questão do delay começou a ficar mais notável em meados de 2010, com a migração para a TV digital.

Quem tinha TV analógica, por exemplo, gritava o gol antes. O sinal vinha com resolução máxima de 720 pixels x 480 pixels. Enquanto o da TV digital, em resolução maior, HD com máxima de 1.280 pixels x 720 pixels.

De forma resumida, no sinal HD há mais linhas de resolução e áudio digital com cinco canais, enquanto na transmissão analógica o sinal poderia chegar com chuvisco e som estéreo (de apenas dois canais de áudio).

Quanto melhor for a qualidade do sinal recebido (portanto, imagem e som), maior atraso deve ter a transmissão.

Quando todo mundo via futebol com o mesmo sinal analógico não havia essa diferença.

Como fazer para gritar gol no "tempo certo"?

Se fôssemos fazer um ranking de qual aparelho recebe um sinal antes, em primeiro lugar fica o rádio — é transmissão só da voz, então chega mais rápido.

Na sequência, vem a TV analógica — que, como já foi dito, tem imagem e som de menor qualidade. Depois, a TV digital aberta.

Por fim, vem as transmissões por streaming, que estão cada vez mais populares. Nesta Copa, por exemplo, além das TV aberta, será possível acompanhar jogos pelo YouTube, Twitch e o app Fifa+, do organizador do torneio de futebol.

A título de curiosidade, durante a Copa de 2014 no Brasil, a Folha de S. Paulo fez um levantamento sobre atraso na transmissão, comparando um momento de gol no estádio com as diferentes formas de transmissão:

  • Na rádio, o gol foi gritado com tempo de atraso quase imperceptível comparado com quem estava no estádio.
  • No sinal analógico, era de pouquíssimos segundos.
  • Na TV de sinal digital, a bola ainda estava a caminho do gol.
  • Na TV de sinal digital HD, a torcida no estádio já estava comemorando, enquanto na imagem a bola estava no pé do atacante ainda.

Por fim, no streaming a jogada do gol não tinha nem começado, quando no estádio a bola já estava no centro do campo para o reinício da partida. Foi um atraso de quase 25 segundos.

*Com informações do UOL Esporte vê TV