Topo

Quer assistir a Copa no trabalho? Veja como acompanhar jogos pelo celular

Nem todo mundo poderá parar tudo para ver os jogos -- mas se esse é o seu caso, aqui vai a solução  - Getty Images
Nem todo mundo poderá parar tudo para ver os jogos -- mas se esse é o seu caso, aqui vai a solução Imagem: Getty Images

Claudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

21/11/2022 04h00

A Copa do Mundo começou ontem (20) e uma questão vai atingir muitos brasileiros interessados em acompanhar o mundial: se estávamos acostumados a vivenciar a competição na época de recesso escolar (nos meses de julho e julho), esta edição ficou para o fim do ano por causa do calor no Qatar.

Então, é possível que muita gente esteja fora de casa durante os jogos. Para driblar esses contratempos, Tilt destaca a seguir dicas e informações para você acompanhar a Copa 2022 de qualquer lugar que esteja através do celular.

Onde assistir?

A principal pergunta — e a mais fácil de se responder. Para isso, temos algumas opções disponíveis:

  • Globoplay

A primeira pelo aplicativo do Globoplay, que irá transmitir 56 jogos ao vivo pela TV Globo. Apenas oito partidas da primeira fase não serão exibidas. No app, é só entrar na área "Agora" e escolher a Globo no horário do jogo. Ou, pode entrar no site ge.com que irá exibir os mesmos jogos.

Caso você queira ver um desses que ficou de fora da transmissão da TV aberta, pode assinar o streaming do Globoplay na opção "Globoplay + canais ao vivo". Assim, o usuário terá acesso ao SporTV, que irá passar todas as partidas, inclusive serão disponibilizadas para serem vistas pelo celular.

  • Fifa+

Outra possibilidade para ver é pelo Fifa+, aplicativo de streaming oficial da entidade máxima do esporte. Nele, todos os jogos vão passar - inclusive, com narração em português. O sinal estará liberado, ou seja, o streaming vai poder ser acessado gratuitamente, necessitando apenas um cadastro oficial. O aplicativo está disponível nas lojas dos smartphones.

  • YouTube

Por fim, caso você prefira o Youtube, vai poder assistir com os comentários do streamer Casimiro no canal CazéTV. Haverá uma equipe própria para comentários e narração, com um jogo por dia sendo exibido.

Todos os jogos do Brasil estão garantidos que serão transmitidos pelo canal.

  • Twitch

O streamer Casimiro também fará transmissões de jogos diárias em seu perfil na Twitch. Ao todo serão 22 jogos.

Para acessar, basta acessar o canal: https://www.twitch.tv/casimito.

  • Rádios

Se você estiver em uma região com internet móvel mais fraca e quiser acompanhar muito um jogo, vale apelar para as rádio online por meio do aplicativo delas ou via site.

Ao todo, são sete rádios credenciadas para transmitir os jogos da Copa do Mundo.

- Itatiaia (MG);
- Grupo Bandeirantes (SP) - com transmissão das rádios Bandeirantes e Bandnews FM;
- Transamérica (SP);
- Gaúcha (RS);
- Jovem Pan (SP);
- Energia 97 (SP);
- Jornal (PE).

Quais cuidados devo tomar?

Quando não se está com acesso a uma tomada para carregar a bateria do celular, é preciso tomar cuidado porque, com o uso de dados, ela pode acabar mais rápido. Por isso, seguindo essas dicas, a bateria vai durar um pouco mais:

  • Diminua o brilho da tela;
  • Desative o GPS na área de Configurações;
  • Coloque no modo "Economia de bateria" (Android) ou "Pouca Energia" (iPhone);
  • Retire os aplicativos em segundo plano e deixe apenas o essencial;
  • Se possível, desligue as notificações colocando no modo Não Perturbe, disponível tanto no Android como no iPhone.

Com isso, já será possível observar um consumo menor de energia, essencial para manter o celular ativo e assistir ao jogo inteiro durante algum trajeto no transporte público ou fora de casa.

Outra dica importante é também evitar o gasto dos dados móveis. Essa pode ser um pouco mais difícil de ser contida já que, para ver a partida será preciso usar uma conexão à internet. Sendo assim, sempre que possível, opte por usar redes wi-fi.

Como aumentar a imersão?

Agora que você já sabe os locais em que os jogos irão ser exibidos e a melhor forma de não perder nada, pode também, se for possível, investir em tecnologias para dar maior imersão à sua experiência.

Fones de ouvido podem ajudar você a se "fechar em seu mundinho" para assistir aos jogos. O Samsung Galaxy Buds 2, o Edifier W280NB e o LG TONE Free FP9 são boas dicas nesse sentido. Todos têm ótima qualidade de som e ainda são práticos para se usar na rua.

Se você está em dúvida, Tilt fez recentemente um programa — Tilt Lab Day — focado apenas em fones. Vale conferir as dicas:

Outra ideia boa é tentar encontrar o melhor local possível onde quer que esteja. Até porque ver um jogão tenso em uma cadeira ruim não ajuda. Claro que nem sempre será possível, especialmente em transportes, porém, se tiver condições, procure o melhor e mais confortável assento que estiver à disposição.

Com todas essas dicas, você já está pronto para apreciar a Copa do Mundo de 2022 da melhor maneira possível.

Agora é só estar atento aos horários e dias dos jogos para não perder nenhum detalhe.