Conteúdo publicado há 9 meses

Cena mais famosa de Shelley Duvall demorou 3 dias e a traumatizou

Shelley Duvall morreu nesta quinta (11), aos 75 anos. Seu principal papel foi Wendy Torrance em "O Iluminado", filme no qual ela protagonizou a famosa cena em que Jack Torrance (Jack Nicholson) abre um buraco na porta do banheiro do hotel Overlook com um machado enquanto diz: "Here's Johnny!" ("aqui está o Johnny", em português). Para gravar esta sequência do filme dirigido por Stanley Kubrick, foram usadas 60 portas ao longo de três dias de filmagens.

A atriz ficou bastante traumatizada pela maneira como foi tratada durante as filmagens pelo cineasta. Kubrick fazia questão de cooperar com o medo para a atriz ter uma imersão maior em cena. Além da exposição a armas reais, invés de objetos cenográficos, o diretor orientou para toda equipe evitar contato visual com a atriz e, se possível, ser o mais frio e rude possível. Tudo isso, sem que Duvall soubesse.

Jack Nicholson apontou que Stanley Kubrick tinha uma postura diferente quando se tratava da atriz. Em entrevista ao "Stanley Kubrick: A Life in Pictures", o ator disse que o diretor tinha orientações mais diretas, repetições excessivas sem possibilidade de pausas, além de manifestar impaciência.

Outra cena marcante de "O Iluminado" é a sequência na qual Wendy ataca Jack com um bastão de baseball. Foram 127 tomadas que resultaram nas mãos da atriz descascando, com choro e pânico que convenceram o diretor. À época, a cena entrou no Livro dos Recordes pela quantidade de repetições.

De maio a outubro, eu estava realmente com problemas de saúde porque o estresse do papel era muito grande. Stanley me empurrou e me cutucou ainda mais do que nunca. É o papel mais difícil que já tive.
Shelley Duvall em entrevista David Hughes

Shelley Duvall em cena de 'O Iluminado'
Shelley Duvall em cena de 'O Iluminado' Imagem: Divulgação

Quem foi Shelley Duvall

A atriz nasceu no Texas, em 1949, e tinha o sonho de ser cientista. Ela desistiu do sonho ao assistir à dissecação de um macaco na faculdade.

Duvall trabalhou em lojas de departamentos e fez pequenos bicos como modelo. Fotografando, conheceu seu primeiro marido, o artista Bernard Sampson.

Continua após a publicidade

Ela se tornou atriz por "acidente". Duvall organizou um evento para vender algumas obras do marido, que contou com a presença do elenco do filme "Voar É Com os Pássaros" (1970). Os atores adoraram a anfitriã e a apresentaram ao diretor Robert Altman, que a colocou no longa.

Além de "O Iluminado", ela esteve em grandes produções como "Três Mulheres", "Popeye", "Retrato de uma Mulher" e "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Duvall também marcou presença em "Comando Suburbano", "Nosso Louco Amor", "Oeste Selvagem", "Quando os Homens São Homens", "Renegados até a Última Rajada" e mais.

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Adalberto Rodrigues de Magalhães

Grande, grande, grande atriz. Muito boa em "O Iluminado", ao lado de Jack Nicholson, e absolutamente perfeita em "Três Mulheres".

Denunciar

Paulo Luque Cáceres

"Conto de Fadas", que passava na TV Cultura, nem foi citado, mas foi um trabalho magnífico.

Denunciar

Petronio Angelotti

Ela foi demais em O Iluminado e impagável como Olivia Palito! Grande atriz.

Denunciar