Topo

Mauricio de Sousa chora ao lembrar de criança que inspirou personagem

Mauricio de Sousa se emociona em programa da Globo - Reprodução/TV Globo
Mauricio de Sousa se emociona em programa da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/10/2022 11h56Atualizada em 23/10/2022 15h52

O cartunista Mauricio de Sousa, 86, participou do "Altas Horas" (TV Globo) deste sábado (22) e se emocionou ao relembrar encontro com criança autista.

Mauricio chorou ao ouvir a história de Ariana, convidada da plateia, que tem um filho autista, e lembrou de um menino que conheceu há alguns anos que se identificou com o Chico Bento.

Desde então, o cartunista sugeriu que as crianças com transtorno do espectro autista (TEA) lessem os gibis e tentassem se identificar com um personagem.

"Conheci algumas crianças autistas. Estava no estúdio e entrou um menino de 5 anos vestido de Chico Bento. Muito alegrinho, conversando com os pais de uma maneira um pouquinho diferenciada, mas conversando", relembrou.

Ele ainda disse que a criança começou a se comunicar a partir disso. "Os pais falaram que ele pegou o gibi e se situou como Chico Bento, ele falava com o sotaque do Chico Bento, se vestia como e começou a se comunicar a partir dali. Isso me bateu uma descoberta, comecei a sugerir para quem tivesse crianças com autismo ler gibi e achar um personagem que vestisse a pessoa", declarou.

Ao relembrar o segundo encontro com o menino, Mauricio caiu em lágrimas.

"Depois, ele voltou no estúdio forte, sem a roupa do Chico Bento, com 13 anos, crescendo e desenhando maravilhosamente bem e principalmente as cores, uma coisa que não tinha visto nunca, [...] se comunicando bem, desenhando cada vez melhor. Essa experiência me deu possibilidade de criar o André. É uma coisa que a gente faz com todo gosto e com toda sensibilidade", disse emocionado.