Topo

Caso Renato Kalil: 'Temos que ter cuidado com profissionais glamurizados'

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/12/2021 15h16

As denúncias de violência obstétrica, assédio moral e abuso sexual envolvendo o médico ginecologista e obstetra Renato Kalil chamam atenção para o cuidado que se deve ter com profissionais famosos na internet.

A colunista de Splash Luciana Bugni destaca que as pessoas tendem a não se preocupar se médicos que atendem pessoas famosas são realmente bons profissionais.

Todas as denúncias que vieram depois da primeira a respeito dos partos que o Renato Kalil realiza fazem a gente pensar no profissional de Instagram, que é um profissional famoso, que atende mulheres famosas, e a situação é tão glamourizada em volta dele que a gente não questiona se ele é ou não é um bom profissional [...] Vale a pena a gente dar uma olhada de maneira consciente para saber quais são os atributos profissionais daquela pessoa que todo mundo admira na internet.

A clínica de Renato Kalil tinha mais de 100 mil seguidores no Instagram e o perfil foi desativado após a repercussão da reportagem do "Fantástico" (Globo), que expôs relatos de pessoas que trabalharam com o médico ou no mesmo ambiente que ele.

Luciana Bugni destaca a importância da coragem das mulheres em denunciar, como a influenciadora Shantal Verdelho fez, e ressalta que todas as pessoas precisam ter cuidado com profissionais famosos.

A gente precisa, individualmente, aprender a olhar para esses profissionais com um olhar distante do mundo digital. Ele é legal, é famoso e glamourizado, mas como ele é de verdade? Como é o trabalho dele?

'Splash Show com Ju Nogueira'

Toda segunda-feira, às 13h, Ju Nogueira assume o "Splash Show" para falar de famosos, reality shows e todos seus babados, tretas e confusões. No canal Splash no YouTube e nas redes de Splash.