Topo

Focada em ampliar recorde de vitórias seguidas em casa, Ponte Preta enfrenta o Guarani no Dérbi 201

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

17/09/2021 13h19

Ponte Preta e Guarani se enfrentam nesta sexta-feira (17), às 21h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Buscando manter sua boa sequência de vitórias em casa na partida de número 201 do dérbi campineiro, a Macaca promete jogar com raça e intensidade para superar seu rival e conquistar a importante vitória.

COMO CHEGAM OS TIMES

Os donos da casa chegam ao dérbi em uma situação mista. Por um lado, o clube alvinegro ostenta duas sequências de vitórias positivas dentro de casa – uma a respeito do retrospecto no dérbi e outra remetente às partidas no Brasileirão -, fatores que podem ser determinantes na busca pelos três pontos. Em casa, a Ponte Preta se encontra invicta em uma sequência de cinco jogos pela Série B, sequência que elevou o clube à quinta melhor campanha de mandante entre os 20 clubes da competição. Aliado à isso, a Macaca não perde um dérbi dentro do Majestoso ou se vê superada em dois clássicos seguidos desde 2009, mantendo um tabu que perdura por 12 anos.

Por outro lado, a Ponte Preta chega à partida desta sexta após um revés na última rodada do Campeonato Brasileiro, prolongando sua inconstância no recorde de partidas recentes. Diante do Cruzeiro, no último sábado (11), a Macaca se viu superada pelo placar de 1×0, resultado que a colocou na 16ª posição, somente dois pontos acima do primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Diante disso, o dérbi ganha uma nova importância para os comandados de Gilson Kleina, já que se torna uma importante oportunidade para o selecionado se afastar do Z4.

Enquanto isso, seu rival campineiro chega ao embate de número 201 em uma situação contrastante. Apesar de batalhar contra os tabus de mais de uma década referentes ao dérbi, o Guarani ostenta uma campanha mais prolífica na Série B de 2021. Em seus últimos cinco resultados, também apresentou inconstância – duas vitórias, dois empates e uma derrota -, porém chega à partida após um triunfo na última rodada, que impulsionou o clube à quinta posição na tabela. Portanto, a briga pelo triunfo será acirrada, já que, para o Bugre, adquirir os três pontos pode significar encerrar a rodada dentro do G4.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

A semana de preparação para o Dérbi 201 se mostrou recheada de confirmações e dúvidas acerca do elenco disponível para seleção de Gilson Kleina. Enquanto jogadores como Niltinho e Iago adquiriram a liberação do Departamento Médico para entrar em campo, Moisés seguiu sendo um ponto de interrogação; apesar da falta de comunicados oficiais, a expectativa é de que o ponta seja escalado como titular. Além da confirmação de Moisés, Kleina pode realizar outras duas mudanças no elenco titular que enfrentou o Cruzeiro: Rodrigão deve ser o centroavante e Rafael Santos deve retornar à lateral-esquerda.

Diante disso, a provável escalação pode conter Ivan; Felipe Albuquerque, Ednei, Cleylton e Rafael Santos; Marcos Júnior, André Luiz e Fessin; Niltinho, Rodrigão e Moisés.

+ Moisés continua como dúvida enquanto Niltinho é liberado para o Dérbi 201

RETROSPECTO

É possível afirmar que Ponte Preta e Guarani dividem um retrospecto muito parecido; mesmo após 200 confrontos, nenhuma das equipes desponta com uma grande margem nos resultados. Além dos 65 empates divididos entre as equipes, quem ostenta a vantagem é o clube alviverde, com 68 vitórias, enquanto a Macaca se vê dona de 66 triunfos (o resultado do primeiro clássico é desconhecido, portanto os números registrados totalizam somente 199 partidas). No quesito de gols marcados, as equipes campineiras evidenciam ainda mais a igualdade que envolve o dérbi, já que ambas marcaram exatamente 267 tentos. Porém, se analisadas as médias de gols por partida, a Macaca se sobressai, tendo registrado uma média de 1,28 em relação aos 1,07 de seu rival.