Quem são os jovens que viraram opção do Fla em meio à busca por zagueiro
O Flamengo segue no mercado em busca de um zagueiro. Interessado em Danilo, o rubro-negro tem apenas garotos como opções para o técnico Filipe Luís no primeiro jogo do time principal em 2025. Entre as alternativas estão um que é pupilo do próprio treinador, um neto de ex-seleção e dois que foram levados do Brasil para completar o grupo nessa reta final de pré-temporada.
O que aconteceu
As conversas do Fla com Danilo seguem no mesmo estágio. O clube já tem ideia de algumas condições para ter o jogador e aguarda uma sinalização dele para mandar a proposta de retorno ao Brasil. O zagueiro é visto como ótima oportunidade de mercado, e o setor é a prioridade atualmente.
Léo Pereira deixou a delegação após a morte de um familiar. Por isso, ele fica fora do primeiro amistoso da temporada. Léo Ortiz é o único experiente à disposição para o setor. Filipe Luís também pensa em utilizar Alex Sandro improvisado. A definição do time será em treino neste sábado.
Enquanto não tem uma reposição com mais rodagem, o Fla tem os jovens. Carbone, João Victor, Pedro Fachinetti e Cleiton são os nomes disponíveis para o jogo diante do São Paulo, no domingo, às 17h (de Brasília).
Pablo está fora dos planos? Não necessariamente, mas está na lista de negociáveis. O zagueiro titular do time do Campeonato Carioca praticamente não entrou em campo em 2024 e não agradou nos primeiros jogos da temporada. Ele tem vontade de permanecer para buscar espaço, mas o Fla não se oporia a uma saída. O alto salário dificulta uma transferência.
Quem são eles?
João Carbone é neto do ex-volante e ex-treinador José Luiz Carbone, que passou pela seleção brasileira em 73 e 74. O jovem foi titular na vitoriosa campanha da Libertadores sub-20 e participou da pré-temporada no ano passado, sendo utilizado com Tite. O zagueiro, porém, não teve oportunidades em partidas oficiais. Ele deu os primeiros passos na carreira como lateral-esquerdo e depois foi recuado ainda no Grêmio, antes de chegar ao Flamengo.
A presença de João Victor na pré-temporada teve o dedo de José Boto. Uma das primeiras medidas dele como diretor do Fla foi a não liberação para que o jovem servisse a seleção brasileira de base. O defensor foi o primeiro da geração 2007 a estrear pelo profissional do Flamengo e titular no Mundial sub-20. Mesmo no ano passado, quando tinha idade para jogar no sub-17, ele vinha sendo convocado por Ramon Menezes para a seleção sub-20. Ele completa 18 anos no dia 1º de janeiro. A multa para tirar o jovem da Gávea é de 70 milhões de euros (cerca de R$ 431,5 milhões). O garoto foi contratado em 2023 junto ao Zumbi-AL, que virou zebra na Copinha. A equipe, inclusive, venceu o Fla neste ano na fase de grupos.
Pedro Fachinetti despertou a curiosidade de Alcaraz logo que chegou aos Estados Unidos. O argentino quis saber sobre a posição, idade e outras informações do garoto, que tem contrato até 2027 e multa de 50 milhões de euros (mais de R$ 300 milhões). Ele também pode atuar como volante e foi descoberto por olheiros no Salto FC, de São Paulo, e contratado no início de 2024. Ele trabalhou com Filipe no sub-17.
Cleiton, chamado de Bahia internamente, é o mais experiente do grupo. Ele ainda não chegou a tempo do treinamento de sexta-feira e fará a atividade no sábado para ir ao jogo domingo. Há uma expectativa de que o garoto seja o titular, já que é o único fixo no profissional e estava no grupo do Estadual. O zagueiro vive o último ano de contrato e a expectativa é de renovação. Ele foi contratado por empréstimo depois de se destacar na Copinha em 2020 pelo Canaã-BA. As boas atuações renderam uma subida rápida de categoria e também a compra em definitivo. Ele fez sucesso com Paulo Sousa e depois perdeu um pouco de espaço. No Brasileirão sub-20, viveu uma redenção contra o Palmeiras. Em 2022, foi expulso na final e viu o rival vencer. Em 2023, foi importante para o título.
A chegada de Filipe Luís ao profissional aproximou mais os garotos da base. Ele conhece todos eles por ter trabalhado no sub-17 e no sub-20 antes de subir ao profissional.
2 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Carlos Roberto Paula Junior
Se não tem na base um zagueiro igual não precisa ser melhor (pior não tem) que Léo Besteira e David Luiz pode fechar a base economizar dinheiro ja que parece estar precisando,os 2 são muito ruins
Wilson de Castro França
Qualquer um na zaga, provisoriamente no lugar do Léo Pereira, menos o tal do Cleiton. O que esse cara fez no time alternativo do Flamengo neste ano só o qualifica para treinar, treinar e treinar.