Libra faz propostas ao Flamengo sobre divisão de TV em negociação tensa
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A Libra fez propostas ao Flamengo sobre a divisão de receita de TV do Brasileiro em relação ao item audiência. Foi uma resposta às demandas do clube, que considerava o critério acertado prejudicial por reduzir significativamente sua receita de TV.
As propostas representam um ganho financeiro para o Flamengo: o clube calcula algo em torno de R$ 40 milhões na melhor distribuição. Mas, ainda assim, estão aquém do pedido rubro-negro.
As negociações entre clube e Libra seguem de forma tensa. Há um clima de desconfiança em que a Liga resiste a mudanças, e a diretoria rubro-negra vê decisões tomadas sem sua participação.
O Flamengo ganhou R$ 292 milhões pelo seu contrato do Brasileiro de 2024. Ao assinar com a Libra, sabia-se que haveria perdas. Havia uma estimativa da Libra de que o valor para o clube seria de R$ 220 milhões.
Só que, quando Luiz Eduardo Baptista assumiu o clube, houve uma revisão das contas. E o clube constatou que o critério de divisão por audiência era bastante prejudicial ao Rubro-Negro.
O total do bolo da Libra no Brasileiro é de R$ 1,170 bilhão, mais R$ 200 milhões de ppv. Esse montante é dividido em 40% igual para todos os clubes, 30% por posição no torneio e 30% por audiência. O critério de audiência tem R$ 290 milhões líquidos na Libra para serem divididos entre os clubes.
Pela regra, cada jogo teria a audiência divida em dois pelos clubes participantes no cálculo. Na conta rubro-negra, o clube só teria direito a 11%, já que tem poucos jogos na TV Aberta e TV Fechada por estratégia da Globo. Com isso, sua cota total iria para R$ 160 milhões, uma queda de R$ 130 milhões.
O clube pediu mudanças, cogita até sair da Libra ou ir à Justiça. A Liga apresentou propostas de outra divisão com quatro critérios diferentes. Em dois, o Flamengo calcula que sua fatia subiria para 22% no item audiência. Assim, a receita total iria para algo próximo de R$ 200 milhões.
A meta do clube, no entanto, é que seja usado o critério de cadastro de pay-per-view, no qual tem 22% do total e 37% dentro da Libra (no cálculo proporcional). Assim, sua fatia poderia ir para R$ 250 milhões.
Há ainda uma discussão sobre quanto renderá o pay-per-view. A Libra tem defendido que ficará com R$ 160 milhões de ppv, o que já é bem menos do que os prometidos R$ 200 milhões. Mas o Flamengo calcula que o bolo total de ppv dos clubes da Libra só chegará a R$ 110 milhões.
Por isso, há uma diferença de projeções dos dois lados para os ganhos do clube.
Há resistências na Libra. E o clube entende que suas demandas e mesmo as reclamações sobre o contrato são pouco ouvidas. A percepção é que São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG mandam na Libra e decidem tudo antes das reuniões oficiais, chegando com os pacotes fechados para todos votarem.
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