Palmeiras tem última chance do ano para mostrar desempenho em jogos grandes

Palmeiras e Botafogo se enfrentam nesta terça-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Brasileirão. O duelo é uma final antecipada da competição, e é a última chance de a equipe de Abel Ferreira mostrar um bom desempenho em um jogo decisivo na temporada.

Palmeiras acumulou decepções em 2024

Derrota na Supercopa do Brasil. O Palmeiras perdeu a Supercopa para o São Paulo nos pênaltis por 4 a 2 após um jogo sem muita inspiração de ambas as equipes. O Palmeiras era o atual campeão, e Abel usou o título como "escudo" quando a temporada não caminhava bem em 2023 — mas acabou com o título brasileiro.

Eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil com péssima atuação no jogo de ida. O Palmeiras caiu para o Flamengo com placar de 2 a 1 no agregado, na ida a equipe de Abel Ferreira foi massacrada e terminou o jogo com apenas duas finalizações (nenhuma delas no gol). Na volta, o Alviverde devolveu o "massacre", mas só ficou no 1 a 0 e acabou eliminado.

Queda para o Botafogo nas oitavas de final da Copa Libertadores com drama. O Palmeiras fez ótima campanha na fase de grupos e tinha a chance de decidir em casa mais uma vez. A atuação da ida foi ruim, com derrota por 2 a 1, e na volta a equipe viu o Alvinegro abrir 2 a 0. De forma épica, a equipe foi buscar o 2 a 2, marcou o terceiro que levava para os pênaltis, mas o VAR anulou.

Palmeiras tem desempenho preocupante contra equipes do G6 do Brasileirão. A equipe venceu apenas um dos nove jogos disputados contra equipes do G6. O único triunfo foi no clássico contra o São Paulo por 2 a 1, no Allianz Parque, com gol de Flaco López já nos minutos finais da partida.

São apenas oito pontos de 27 possíveis contra o G6 — isso significa um aproveitamento de apenas 29,6% dos pontos. O retrospecto é de uma vitória, cinco empates e quatro derrotas.

Por outro lado, Palmeiras sobra contra o Z4. Em oito jogos contra as equipes do atual Z4 do Brasileirão (RB Bragantino, Criciúma, Cuiabá e Atlético-GO) são sete vitórias e um empate (um aproveitamento de 91,66%.

Botafogo é problema para o Palmeiras em 2024

Jogadores do Botafogo comemoram gol durante jogo contra o Palmeiras, pela Libertadores
Jogadores do Botafogo comemoram gol durante jogo contra o Palmeiras, pela Libertadores Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP
Continua após a publicidade

As equipes se enfrentaram três vezes na atual temporada.

No 1º turno do Brasileirão, o Botafogo venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Nilton Santos, com gol do Tiquinho Soares.

O clube carioca também levou a melhor nas oitavas de final da Copa Libertadores: vitória por 2 a 1 em casa e 2 a 2 no Allianz Parque.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.