Ponta uruguaio quer Europa, mas espera sinal do Palmeiras para selar futuro
O atacante Facundo Torres acredita que atingiu seu auge técnico na MLS, quer jogar na Europa, mas vai esperar um avanço do Palmeiras antes de definir o seu futuro.
O que aconteceu
O UOL apurou que o uruguaio quer ouvir uma proposta do Palmeiras se o time paulista decidir avançar pela sua contratação. Segundo a TyC Sports, da Argentina, o Alviverde fez uma consulta informal ao Orlando City pelo atleta nos últimos dias — o jogador seria o nome na lista de desejos de Abel Ferreira para a vaga de Estêvão.
Jogador prioriza a Europa pela idade e o momento. Facundo já tem 24 anos — uma idade mais avançada para os sul-americanos que sonham com o futebol europeu — e está no Orlando City, da MLS, há três temporadas. Ele é o maior goleador da história do clube e está fazendo sua melhor temporada da carreira em 2024: 42 jogos, 20 gols e 6 assistências.
Torres tem exemplo positivo de um atleta que deixou a MLS e se deu bem no Brasil. O Botafogo tirou Thiago Almada, de 23 anos, do Atlanta United nesta temporada e ele teve grande destaque no futebol brasileiro mesmo com números modestos (19 jogos e 3 gols).
Classificação e jogos
Facundo Torres ganhou status de estrela na MLS e é nome frequente nas convocações do Uruguai. O atacante chegou ao Orlando City em 2022 após se destacar pelo Peñarol, onde foi revelado, e hoje é o camisa 10 do time. Em todas as temporadas até aqui ele superou a marca de 10 gols e fez parte do grupo do Uruguai na última Copa do Mundo. Ele inclusive está com o time de Marcelo Bielsa nesta data Fifa para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas.
Atleta vai definir seu futuro após o fim da MLS. O Orlando City está nas semifinais do torneio e o estafe do jogador evita falar sobre o futuro neste momento. Procurado pela reportagem, o Palmeiras também não confirma o interesse no jogador e diz que está focado na reta final do Brasileirão.
Facundo Torres tem contrato com o clube norte-americano até 31 de dezembro de 2026. Segundo o Transfermarkt, página especializada no mercado da bola, o passe de Facundo Torres está avaliado em 14 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões na cotação atual).
Quem é Facundo Torres?

Facundo Daniel Torres Pérez tem 24 anos, 1,77m, tem o pé esquerdo como dominante e a ponta-direita como posição favorita.
É polivalente, como gosta Abel Ferreira. Além da ponta-direita, justamente onde Estêvão atua, Torres pode jogar no lado esquerdo e como segundo atacante.
Ponta goleador. Facundo chegou ao Orlando City em 2022 e em todas as temporadas marcou mais de 10 gols: 13 gols e 9 assistências em 2022, 14 gols e 4 assistências em 2023, e 20 gols e 6 assistências nesta temporada.
Formado na base do Peñarol e recusa à Europa com 16 anos. O jogador chegou ao clube no sub-15 e chamou a atenção rapidamente. Segundo o jornal uruguaio 'El Observador', a Juventus tentou contratá-lo ainda na base, mas o pai de Facundo recusou o negócio por ele ser jovem demais.
5 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Fabio de Souza Andrade
Se apareceu aqui no UOL, com certeza é apenas mais uma especulação! O Palmeiras nunca vaza nenhuma negociação em andamento.
Luis Marcelo Inaco Cirino
Abel é um excelente técnico mas nas contratações do Palmeiras temos que fazer um Google para saber quem é o jogador. Assim foi com Lázaro, Bruno Tabata, Atuesta, Empereur, todos inúteis
Paulo Luque Cáceres
Tenho medo das indicações do Abel, e dessa história de jogador polivalente ("Joker", segundo a comissão técnica portuguesa). Uma vez, cismaram de contratar um argentino de nome Taty Castellanos, craque da MLS, que posteriormente foi para a Espanha, aonde não fez coisa alguma, e agora está na Lázio. Ainda bem que não deu certo. Outra vez, também da MLS, trouxeram um colombiano, um tal de Atuesta, jogador fraquíssimo, que além de tudo, vivia do departamento médico!! Se bem que, hoje percebo que nada é tão ruim que não possa piorar. Flaco López está aí, para provar a tese!! Se vier mesmo, tomara que vingue, mas...