Gabigol renasce no Flamengo graças a efeito suspensivo de tribunal suíço

Gabigol foi o nome do Flamengo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Tudo graças a um efeito suspensivo conquistado na Corte Arbitral do Esporte (CAS) em abril, o tribunal suíço que rege o esporte no mundo. Ele entra em campo novamente neste domingo, às 16h, contra o Atlético-MG para a decisão.

Qual a questão de Gabigol?

Gabigol foi punido inicialmente por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por fraude em um exame. A punição começou retroativamente, a partir do dia do exame no Ninho do Urubu: 8 de abril de 2023. Se o ponto de referência para o fim da pena for mantido (abril de 2025), Gabigol pode passar o período todo jogando.

O jogador defende que não houve fraude ao exame antidoping. A punição ocorreu porque Gabigol se recusou a ser testado no momento em que os oficiais estavam colhendo as amostras. Ele foi testado no mesmo dia e o exame teve resultados normais.

Gabigol cumpriu pouco mais de um mês de punição antes de conseguir o efeito suspensivo. Depois, voltou ao dia a dia do Flamengo normalmente, mas mesmo assim ficou sem espaço com Tite. O treinador entendia que o período fora, alguns problemas físicos e o rendimento nos treinos atrapalhavam o atacante.

Ainda não há uma data para a audiência do recurso de Gabigol no CAS. Ele chegou a viajar à Suíça em junho, mas o julgamento foi adiado. Conforme ouviu o UOL, não há previsão de uma remarcação.

A possibilidade é alta de que Gabigol, pelo menos, termine o contrato atual com o Flamengo (que expira em 31 de dezembro) sem um desfecho do processo.

O processo está se reorganizando com o efeito suspensivo em vigor. Mas a composição do time de árbitros do caso até mudou. São três nomes, mantidos em sigilo.

Renascimento com novo técnico

Com Filipe Luís, Gabigol voltou a jogar e a marcar. No meio do ano, com a janela aberta, Flamengo e outros clubes aguardavam a definição do CAS para avaliar a situação do jogador. Quando ofereceu o pré-contrato, o Palmeiras também considerou esse cenário. Mas o caso não andou e, no primeiro momento, ficou para trás. Nos debates atuais sobre renovação no Fla, por exemplo, isso não entra na equação.

Continua após a publicidade

Gabigol tenta, neste domingo, confirmar em campo a importância para o Flamengo em finais. Quem sabe, pressionar o clube a oferecer um contrato mais longo para que a relação continue. Se o futuro não for rubro-negro, o mercado está atento. Após a final, o jogador começará a pensar no que vem pela frente no ano que vem.

Jogador e clube ainda não debateram um novo contrato desde o desencontro nas conversas sobre renovação. Da parte do Fla, a proposta de um ano segue à mesa, mas é praticamente descartada pelo estafe do atleta, que se sentiu desvalorizado. Esse pode ser o último capítulo em finais nessa intensa relação. A bola rola às 16h na Arena MRV.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.