Peñarol x Botafogo muda de local e terá presença das duas torcidas
O jogo entre Peñarol e Botafogo, pela semifinal da Libertadores, será no estádio Centenário, em Montevidéu, com as duas torcidas. A decisão foi oficializada na noite desta terça-feira.
O que aconteceu
A partida sai do Estádio Campeón Del Siglo, do clube uruguaio, onde seria originalmente realizado. O confronto acontece às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira.
O dia foi marcado por várias reuniões para essa definição. Estiveram envolvidos a Conmebol, o governo do Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol e os clubes envolvidos na partida.
O Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, fez um pedido formal à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) para que a partida fosse com torcida única. O motivo era a falta de condições de segurança após os conflitos no Rio de Janeiro envolvendo a torcida do Peñarol. A Conmebol, porém, exigiu a presença dos botafoguenses e ameaçou mudar o país da partida ou fazer com portões fechados.
Em entrevista coletiva, as autoridades do Uruguai sugeriram a troca para o Centenario. Pouco depois, a Conmebol oficializou a troca. Participaram dos esclarecimentos à imprensa o diretor da Polícia Nacional, José Manuel Azambuya, o chefe de estado Kerman Da Rosa e o subdiretor executivo da Polícia Efraín Abreu.
Muitas partidas relevantes foram disputadas no Campeón del Siglo, mas não com a magnitude desta, com tudo o que aconteceu no Brasil, inclusive em vias públicas. Temos informações de inteligência que não podemos compartilhar, e pela natureza delas entendemos que estádio do Peñarol não pode receber o jogo. As vias de evacuação que o Centenário possui fazem dele o melhor cenário para o jogo. José Manuel Azambuya, diretor da Polícia Nacional do Uruguai
A escolha é pela localização do Estádio Centenário. O local tem 60 mil ligares, enquanto o Campeón Del Siglo tem 40 mil. Assim, os visitantes ficam acomodados em maior segurança. Além disso, o estádio fica em uma área central da cidade e cercado de parques, dando mais espaço para o deslocamento das pessoas.
A CBF se manifestou celebrando o resultado. A entidade atuou durante as conversas para assegurar que a torcida do Botafogo não fosse lesada.
A CBF fez a parte dela, institucional, de ir em defesa do seu filiado. Tem um regulamento. Se não pode ter torcedor do Botafogo, seria ferido. Teve torcedor do Peñarol aqui. Defendemos o regulamento. E também que a segurança não fosse descuidada Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Cambio de estadio - Semifinal
-- CONMEBOL Media (@ConmebolMedia) October 29, 2024
La Dirección de Competiciones y Operaciones de la CONMEBOL informó el cambio de estadio para el partido entre Peñarol (URU) vs. Botafogo (BRA), por las Semifinales de la CONMEBOL Libertadores 2024.https://t.co/gFFjzALKCY
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marco Antonio Carvalho dos Santos
Todo esse zuê por uma partida de volta de um 5x0 ??? kkkkk É o mesmo que discutir quem teve mais votos no primeiro turno: 0 7º ou o 8º colocado... kkkk
Bernardino Jose Dantas de Santana
O Botafogo tem de jogar com o regulamento debaixo do braço. Não pode entrar com time alternativo pelo menos no começo do jogo , ter muita atenção para não ter ninguém expulso pois vão tentar fazer isso, não cometer faltas bobas, eles vão tentar de tudo para reverte esse jogo, mesmo com cinco de diferença as trapaças podem acontecer cuidado.
Osvaldo Frederico Schilling Neto
Serão vendidos so 55 porcento dos lugares.