Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Governo investiga possível violação de regra sanitária na seleção argentina

Lo Celso e Messi no treino de ontem (3) da seleção argentina, na Fazendinha; o primeiro teria que ter passado por quarentena - Divulgação
Lo Celso e Messi no treino de ontem (3) da seleção argentina, na Fazendinha; o primeiro teria que ter passado por quarentena Imagem: Divulgação

Diego Garcia, Gabriel Carneiro e Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

04/09/2021 14h58

Funcionários da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo programam para hoje (4) uma visita ao hotel onde está hospedada a seleção de futebol masculino da Argentina para investigar possível descumprimento de regra sanitária por parte dos quatro jogadores da equipe que jogam em clubes da Inglaterra: Emiliano Martínez e Buendía (Aston Villa) e Cristian Romero e Lo Celso (Tottenham).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) notificou a Secretaria de Saúde de São Paulo dando conta de que o quarteto não passou pelo período obrigatório de quarentena para entrar no Brasil e nem sequer possui autorização especial, como aconteceu em outros períodos de data Fifa no passado. Ao UOL Esporte, o órgão confirma que a visita técnica será realizada ao longo da tarde para entender melhor a situação e verificar se há ou não aval de alguma autoridade para a estada dos jogadores no país. A partir disso será produzido um parecer que pode vetar a participação deles no jogo contra o Brasil, amanhã (5), às 16h.

Segundo portaria número 655 de 23 de junho de 2021 da Presidência da República e Casa Civil, viajante "com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias."

É o caso em que se encaixam Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Lo Celso. Eles embarcaram da Inglaterra para a Argentina e depois para a Venezuela, onde venceram a seleção local por 3 a 1 na quinta-feira, em jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Na sequência, o grupo desembarcou no Brasil para o jogo de amanhã (5), às 16h, na Neo Química Arena, contra a seleção brasileira, e até treinou em São Paulo com a presença do quarteto.

Apesar de não terem vindo diretamente da Inglaterra, os jogadores estiveram no país há poucos dias e isso exige quarentena em caso da ausência de uma liberação especial. A Federação Argentina de Futebol (AFA) ainda não se pronunciou sobre o caso.

A investigação do Governo de São Paulo sobre a possível violação de regra sanitária acontece na mesma data Fifa em que a seleção brasileira teve 12 jogadores vetados por seus clubes por motivos relativos à pandemia. Os times da Inglaterra e da Rússia proibiram convocações justamente porque os atletas teriam que passar por quarentena quando retornassem do Brasil e assim desfalcariam os clubes em jogos importantes, inclusive da Liga dos Campeões.

A CBF, inclusive, já foi procurada por agentes da Anvisa para tratar do caso. A informação foi confirmada pela entidade à reportagem. O vice-presidente Gustavo Feijó, que coordena o departamento de seleções, afirmou que a confederação procurou a Conmebol para falar das regras.

"Encaminhamos para a Conmebol para que ela tivesse ciência das regras. Quando fomos ao Chile, fomos testados e ficamos na bolha para saber se poderíamos sair. Apesar de atletas e comissão técnica terem feito testes no Brasil e de novo no Chile, respeitamos as regras sanitárias do Chile", afirmou Feijó ao UOL.

A Federação Argentina fez um acordo com os clubes de seus quatro jogadores da Inglaterra para permitir que eles viajassem para a rodada tripla das Eliminatórias, ao contrário da CBF, que pretende ingressar na Fifa para questionar os vetos.

Procurada, a AFA diz que está tudo certo com a situação dos jogadores.