PUBLICIDADE
Topo

Seleção Brasileira

Plano de Neymar para entrar em forma tem dieta vegana e despreocupação

Neymar durante partida contra o Chile, que foi a sua primeira completa desde a volta das férias - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar durante partida contra o Chile, que foi a sua primeira completa desde a volta das férias Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo e Paris

04/09/2021 04h00

Classificação e Jogos

Desde a vitória por 1 a 0 da seleção brasileira sofre o Chile na última quinta-feira (2) que uma pergunta ecoa nas discussões esportivas: Neymar está fora de forma? O próprio jogador diz que não, mas torcedores e comentaristas atribuíram o mau desempenho na nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar à suposição de que ele está longe da melhor condição física.

Segundo apurou o UOL Esporte, este assunto tem sido uma preocupação de Neymar nas últimas semanas. Pessoas do entorno da seleção e do jogador do PSG admitem que há tratamento especial com a parte física por causa de uma transição de temporadas incomum após a disputa da Copa América e da preparação curta. A solução passa por uma dieta vegana e confiança na rápida recuperação do melhor nível atlético.

Neymar encerrou a última temporada pelo PSG no dia 23 de maio e três dias depois se apresentou à seleção brasileira para a disputa de duas rodadas das Eliminatórias e da Copa América. O Brasil chegou até a final da competição, e, de nove jogos entre junho e julho, Neymar jogou oito completos — foi poupado uma única vez. Estava voando fisicamente, não gerou qualquer preocupação e foi elogiado por todos.

Neymar - Reprodução - Reprodução
Neymar curtiu passeio de iate em Ibiza com os "parças" durante férias na Espanha
Imagem: Reprodução

Depois da Copa América, Neymar saiu de férias. O PSG deu 20 dias de descanso para os jogadores que participaram dos torneios de seleções, o que invadiu a programação de pré-temporada do clube francês. O brasileiro passou a maior parte do período em sua casa em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, com escapadas para Santos e Balneário Camboriú. O finalzinho das férias foi em Ibiza, na Espanha, onde chegou a encontrar Messi também em período de descanso.

Neymar curtiu as férias sem qualquer restrição. Quando acabaram, voltou a Paris para treinar e fez uma semana de dieta vegana aconselhado por nutricionista e já preocupado com essa questão física. Ele até compartilhou nos Stories do Instagram fotos de refeições com salada e legumes — produtos veganos são aqueles sem qualquer ingrediente de origem animal.

A questão alimentar foi conjunta ao retorno às atividades físicas. Ele fez treinamentos em dois períodos, assim como outros jogadores do PSG que voltaram "atrasados" por causa de compromissos com a seleção, e atrasou sua estreia pelo PSG na temporada. Neymar voltou a jogar só no dia 29 de agosto, na vitória por 2 a 0 sobre o Reims pela quarta rodada do Campeonato Francês.

Neymar - Bertrand Guay/AFP - Bertrand Guay/AFP
Messi e Neymar estrearam na temporada 2021/2022 no dia 29 de agosto e já foram para suas seleções
Imagem: Bertrand Guay/AFP

Ele atuou por 66 minutos, substituído por Messi aos 20 do segundo tempo. Logo depois se apresentou à seleção brasileira e teve duas sessões de treinamento, o que significa que a partida contra o Chile foi somente a segunda de sua temporada. Primeira em campo o tempo inteiro: foram 100 minutos de bola rolando contando os acréscimos dos dois tempos.

Neymar - Getty Images - Getty Images
Neymar encara a marcação em Chile x Brasil
Imagem: Getty Images

Aí está o ponto defendido pelo estafe do jogador e da seleção: atuações como esta recente são normais em começo de temporada, ainda mais para quem não teve pré-temporada, e não significam que Neymar está fora de forma ou condenado a brigar contra a balança na sequência da carreira. A crença é de que o camisa 10 se recupere rapidamente e passe a dar resposta nos próximos dias, quando promete estar mais inteiro fisicamente.

O técnico Tite concorda: "Todos os atletas ficam prejudicados em sua condição técnica neste reinício, isso não é um privilégio dele [Neymar]. Todos que ficaram parados sentem, está aí o Matheus Cunha que estava com problema de lesão e quase não veio, entrou em uma parte só do jogo, então todos os jogadores têm, uns mais, outros menos."

O próximo desafio é amanhã (5), às 16h, contra a Argentina, na Neo Química Arena. Neymar diz que vai usar camisa tamanho M.

Seleção Brasileira