Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Neymar fez dieta vegana e três treinos diários para poder voltar ao PSG

Neymar, durante treino do PSG - Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images
Neymar, durante treino do PSG Imagem: Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

21/03/2021 04h00

Há dez dias, uma reunião de Neymar com diretoria e comissão técnica do Paris Saint-Germain terminou com o brasileiro entristecido. O encontro era para discutir a evolução do tratamento de uma lesão na coxa esquerda do atacante e informá-lo que ele não jogaria a partida de volta contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O camisa 10 foi relacionado para o jogo contra o Lyon, que acontece hoje (21), pelo Campeonato Francês, e sua preparação para a volta teve um tratamento prolongado e até uma dieta vegana.

Neymar se machucou no dia 10 de fevereiro, durante vitória do PSG sobre o Caen. Ele acreditava que estava recuperado e em condições para enfrentar o Barcelona, mas na ocasião a comissão técnica decidiu traçar um novo cronograma para seu retorno aos gramados.

O departamento médico trabalhou para deixá-lo bem condicionado fisicamente mesmo após cinco semanas sem partidas oficiais. No período, o jogador cumpriu uma dieta vegana e fez treinos em três períodos, além de trabalhos na câmara hiperbárica instalada sua em casa. O equipamento, por meio da oxigenação, melhora a recuperação dos músculos e o desempenho físico.

O roteiro foi criado para deixar Neymar em forma de olho da reta final da temporada do PSG. O duelo contra o Lyon é considerado pelo clube uma das duas "finais" em sequência do Campeonato Francês. A rodada seguinte tem confronto com o atual líder Lille, que tem 63 pontos, seguido de PSG e Lyon, com 60 cada. Faltam nove jogos para o fim.

O clube também estabeleceu como prioridade ter Neymar bem condicionado para as quartas de final da Liga dos Campeões. O PSG vai enfrentar o Bayern de Munique, e o jogo de ida está marcado para o dia 7 de abril, na Alemanha.

Com o plano em mente, o PSG ficou aliviado com o adiamento das rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas. Os jogos da seleção brasileira, que enfrentaria Argentina e Colômbia nos próximos dias, eram considerados excessivamente desgastantes.

Agora, após a partida contra o Lyon, o PSG ficará dez dias sem entrar em campo por causa da data Fifa. Neymar terá alguns dias de folga, mas tem agendado treinos em casa, acompanhado de seu preparador físico e de um fisioterapeuta pessoal.

"Eu sempre acho o Neymar muito forte, mesmo se ele fica fora por três, quatro ou cinco semanas. Nos treinos ele é quase sempre o melhor. É um jogador que tecnicamente é incrível, e é por isso que ele não perde nada nem em brincadeira. Estamos felizes em tê-lo de volta porque eu acho que é o jogador mais importante para a gente. Ele é muito confiante e deixa a equipe muito confiante também. Estamos empolgados para que ele volte à sua melhor forma e nos ajude nesse fim de temporada", disse o meia Verratti, ontem, em entrevista coletiva.

Na atual temporada, Neymar tem 16 jogos pelo PSG, com 17 gols e três assistências.