Topo

Fluminense

Fred vive 'super terça' para ficar livre do Cruzeiro e voltar ao Fluminense

Fred pode voltar ao Fluminense no mercado da bola - Nelson Perez/Fluminense FC
Fred pode voltar ao Fluminense no mercado da bola Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Caio Blois e Thiago Fernandes

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG)

03/03/2020 04h00

A novela envolvendo Fred esteve bem perto de se encerrar. O jogador de 36 anos teria nesta terça-feira (3) uma audiência de conciliação marcada com o Cruzeiro na Justiça do Trabalho. As duas partes muito provavelmente sairiam da reunião com um acordo oferecido pelo clube celeste, e o atacante estaria livre para voltar ao Fluminense, como é desejo dele e do clube.

Por coincidência este é um dia importante também no calendário político dos Estados Unidos, quando ocorre uma grande quantidade de estados votando nas primárias, nome que se dá à eleição interna de cada partido para definir seu único candidato nas eleições nacionais do país mais poderoso do planeta. A "super terça" de Fred, entretanto, envolve apenas o Flu e o Cruzeiro no mercado da bola.

O estafe do atleta recebeu sondagens de diversas equipes do futebol brasileiro e estrangeiro, mas só a do Tricolor se concretizou em proposta. Com tudo na mesa, Fred, que já tinha o Tricolor como prioridade, necessita "apenas" da liberação oficial com o clube mineiro. E essa parte é que demorou mais do que o esperado, mas que tem grandes chances de se resolver na "super terça".

Num primeiro momento, o jogador não queria levar o caso à Justiça, mas as tentativas de acordo extrajudicial não deram certo e foi necessário ingressar com uma ação. Assim, uma data marcada aguardava as partes para uma decisão. Antes, o Cruzeiro sinalizou que faria uma proposta para uma rescisão amigável, mas devido à turbulência política que vive o clube, a intenção não se formalizou.

Do Rio de Janeiro, o Flu esperava com cautela a definição da situação. Ainda que Fred tenha um distrato baseado numa decisão liminar, as duas partes preferiram aguardar a solução oficial do caso, evitando problemas com litígios anteriores como o do próprio clube das Laranjeiras com Gustavo Scarpa, que rumou para o Palmeiras, mas ficou alguns meses sem entrar em campo quando a liminar foi cassada.

Ainda que evite comentar o assunto e negue ter realizado uma proposta oficial pelo jogador, o clube tem esperança de resolver a questão em março, tempo hábil para que o ídolo jogue algumas partidas antes do Brasileirão. O tempo parado em 2020, a princípio, não preocupa o Fluminense, que deseja apenas que Fred tenha ritmo de jogo antes dos pontos corridos.

Audiência é cancelada

A audiência de conciliação de Fred e Cruzeiro acabou cancelada pelo juiz André Vítor Araújo Chaves, da 1ª Vara de Trabalho de Belo Horizonte. Apesar do despacho ter sido feito em 17 de fevereiro, pessoas envolvidas na negociação seguiam aguardando a terça (3) como um dia decisivo.

Nas três partes da transação houve gente surpreendida ao saber que a audiência foi cancelada, e ainda não trabalham com uma nova data de possível definição para a situação. O clube celeste aguardava a audiência para oferecer um acordo para encerrar a situação.

A dívida de quase R$ 30 milhões preocupa a diretoria, que por outro lado já liberou o atleta dos treinamentos desde janeiro, pouco depois da reapresentação do elenco para 2020. De todo jeito, em outra frente, a cúpula cruzeirense tenta reduzir a pedida, e por isso pediu ao magistrado que a audiência fosse adiada para que os valores fossem estimados na petição.

Fluminense