Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Sob nova direção, Flamengo reformula marketing para turbinar receitas

A revolução no futebol - com um novo diretor e estrutura - é a mais visível para a nova gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista. Mas a nova diretoria faz um movimento igualmente de reformulação e expansão no marketing.

Essas duas áreas são consideradas estratégicas por Bap. Em campanha, o dirigente prometeu aumentar em 50% as receitas rubro-negras principalmente com iniciativas de marketing. E este é o setor em que o novo presidente desenvolveu sua carreira.

Não é uma tarefa fácil visto que a gestão de Rodolfo Landim já mais do que dobrou as receitas de marketing. Em 2019, seu primeiro ano, a receita comercial era de R$ 151 milhões e passou para R$ 323 milhões em 2023.

Também houve crescimento no matchday (receita de dia de jogo): de R$ 224 milhões (2019) para R$ 260 milhões (2023).

Ambos os itens estão sob o guarda-chuva do marketing. O diretor de marketing, Marcos Senna, foi mantido. Agora, ele cuida dos contratos de patrocínio e de Broadcast/TV. Sob sua gestão, a camisa do Flamengo chegou a R$ 250 milhões de valor.

Há um desafio no item TV porque o novo contrato da Globo/Libra tem uma previsão de perda entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões para o Flamengo em relação ao atual. Ou seja, é uma receita a se recuperar.

Ex-Palmeiras, Roberto Trinas vai assumir o sócio-torcedor e possivelmente a bilheteria. Bap já sinalizou que entende que o programa poderia render muito mais ao Flamengo ao estabelecer uma relação mais próxima com o sócio. Sua meta é melhorar o serviço e rentabilizar mais o programa.

Os contratos do sócio-torcedor e do Marcacanã - neste caso gerido por uma SPE independente - estão sob escrutínio. Haverá trocar de fornecedores se o entendimento for de que isso trará melhoria de serviço ou redução de custos.

A Fla TV, cujo contrato foi renovado por três meses, deve passar por reformulação. A empresa atual está sob análise e a tendência é que não fique no clube. Esse é outro item que Bap entende que pode gerar mais dinheiro.

Continua após a publicidade

Haverá também uma troca na diretoria de comunicação que deve ser assumida por Flávia da Justa. Ela vem do setor corporativo, onde trabalhou na Oi e Petrobras.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.