Brasileiros pelo mundo: Marta é campeã, Pec supera Messi, e Cunha dá show
![Marta comemora título da NWSL conquistado pelo Orlando Pride, após vencer final contra o Washington Spirit. Marta comemora título da NWSL conquistado pelo Orlando Pride, após vencer final contra o Washington Spirit.](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/43/2024/11/24/marta-comemora-titulo-da-nwsl-conquistado-pelo-orlando-pride-apos-vencer-final-contra-o-washington-spirit-1732445442180_v2_450x600.jpg)
Foi nos Estados Unidos — e não na Europa, como de costume — que os brasileiros (e brasileiras) brilharam na rodada de fim de semana do futebol internacional.
O grande destaque não poderia ser outro: Marta, a Rainha, que conquistou seu primeiro título da NWSL, a principal liga feminina do país em que mais mulheres praticam o esporte.
A camisa 10 levantou o primeiro título da história do Orlando Pride após vitória por 1 a 0 sobre o Washington Spirit, no sábado. O gol da vitória foi marcado pela zambiana Barbra Banda, após passe da brasileira Angelina.
Aos 38 anos, Marta coloca em sua galeria o título da liga nacional de clubes mais forte do mundo.
Além dos troféus individuais (6 prêmios de melhor do mundo pela Fifa) e das conquistas com a seleção (dois Pan-Americanos, três Sul-Americanos, um vice-mundial e três pratas olímpicas), a Rainha conquistou a Champions League feminina (2003-04, com o Umea) e a Copa Libertadores (2009, com o Santos.)
![Gabriel Pec superou números de Messi na temporada da estreia na MLS, pelo LA Galaxy Gabriel Pec superou números de Messi na temporada da estreia na MLS, pelo LA Galaxy](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/02/2024/11/23/gabriel-pec-igualou-numeros-de-messi-na-temporada-da-estreia-na-mls-pelo-la-galaxy-1732400810007_v2_450x450.jpg)
Gabriel Pec supera Messi na MLS
Quem também tem feito história nos Estados Unidos nesta temporada é Gabriel Pec. O ponta revelado pelo Vasco marcou duas vezes na goleada do LA Galaxy sobre o Minnesota United, por 6 a 2.
Com os dois gols, Pec chegou a 19 na temporada, além de 15 assistências. Com 34 participações diretas em gols, ele supera ninguém menos que Lionel Messi (32: 21 gols e 11 assistências) como jogador mais decisivo da liga norte-americana.
O próximo desafio do La Galaxy será a final da Conferência Oeste, contra o Seattle Sounders, que superou o favorito LA FC por 2 a 1, na prorrogação. No Oeste, a final da conferência terá Orlando City x New York RB.
![Cunha celebra com o volante André na vitória do Wolverhampton Cunha celebra com o volante André na vitória do Wolverhampton](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/44/2024/11/25/cunha-celebra-com-o-volante-andre-na-vitoria-do-wolverhampton-1732525385876_v2_450x450.jpg)
Show de Matheus Cunha na Premier League
Longe do topo da tabela da Premier League e ignorado por Dorival Júnior nas listas da seleção brasileira, Matheus Cunha continua fazendo uma temporada especial no Wolverhampton.
No sábado, ele foi o grande responsável pela vitória por 4 a 1 sobre o Fulham, de virada, na casa do rival. Cunha marcou dois gols e deu assistência para João Gomes balançar as redes.
Os lances dos gols do atacante mostram o nível que ele atingiu na atual temporada, apesar da campanha ruim dos Wolves. No primeiro, Cunha recebeu lançamento de 60 metros de Mario Lemina, dominou na corrida e finalizou; no segundo, bateu de chapa, no ângulo, da entrada da área.
A vitória — apenas a segunda do Wolverhampton na Premier League — tirou o time da zona de rebaixamento.
![Manchester City, de Savinho, chegou a cinco derrotas seguidas Manchester City, de Savinho, chegou a cinco derrotas seguidas](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/7c/2024/08/18/savinho-em-acao-pelo-manchester-city-durante-partida-contra-o-chelsea-no-campeonato-ingles-1724002836150_v2_450x450.jpg)
Dupla vive calvário do City
Cada vez mais consolidados na seleção de Dorival Júnior, o goleiro Éderson e o ponta Savinho têm vivido de perto o calvário do Manchester City, que foi goleado pelo Tottenham em casa (4 a 0) chegou à quinta derrota seguida — algo inédito na carreira de Pep Guardiola como técnico.
No duelo de sábado, em Manchester, Éderson não teve culpa nos gols dos Spurs; na verdade, ele evitou um desastre ainda pior, com três defesas.
No ataque, Savinho teve uma boa chance quando o City perdia por 2 a 0, mas parou no goleiro Guglielmo Vicario. O ponta já disputou 16 partidas com o City em todas as competições e ainda não marcou um gol; ele soma quatro assistências.
![Raphinha finaliza em partida do Barcelona contra o Celta de Vigo pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol Raphinha finaliza em partida do Barcelona contra o Celta de Vigo pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/9f/2024/11/23/raphinha-finaliza-em-partida-do-barcelona-contra-o-celta-de-vigo-pela-14-rodada-do-campeonato-espanhol-1732393993982_v2_450x450.jpg)
Raphinha brilha, mas Barcelona falha
Na Espanha, Raphinha voltou a ser destaque no Barcelona. O brasileiro marcou o gol que abriu o placar contra o Celta, em Vigo, e criou a jogada para Robert Lewandowski fazer o segundo.
Só que a boa atuação não foi suficiente para garantir a vitória dos catalães: o Celta empatou nos minutos finais, e o duelo terminou em 2 a 2. Raphinha foi eleito o melhor jogador da partida, mas deixou o campo irritado com o resultado — os dois pontos podem fazer falta na briga pelo título.
![Mbappé comemora com Vini Jr após marcar em Leganés x Real Madrid, jogo do Campeonato Espanhol Mbappé comemora com Vini Jr após marcar em Leganés x Real Madrid, jogo do Campeonato Espanhol](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/e2/2024/11/24/mbappe-comemora-com-vini-jr-apos-marcar-em-leganes-x-real-madrid-jogo-do-campeonato-espanhol-1732476108381_v2_80x80.jpg)
Vini vira garçom e resgata Mbappé
O Real Madrid aproveitou-se do tropeço do Barcelona para reduzir a diferença para quatro pontos (e um jogo a menos), vencendo o Leganés por 3 a 0, em Butarque. Com Éder Militão fora da temporada e Rodrygo ainda se recuperando de lesão, Vini Jr. foi o único brasileiro titular na equipe merengue e teve atuação destacada.
O camisa 7 não marcou gols, mas deu assistência para Kylian Mbappé abrir o placar. O francês não marcava desde 19 de outubro e foi alvo de críticas nas últimas semanas; além do desempenho abaixo da média no clube, ele não foi convocado para a seleção francesa.
![Éderson marcou na vitória da Atalanta sobre o Parma Éderson marcou na vitória da Atalanta sobre o Parma](https://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/66/2024/01/19/ederson-ja-fez-5-gols-neste-campeonato-italiano-e-tem-brilhado-com-a-camisa-da-atalanta-1705665965314_v2_450x450.jpg)
Éderson marca, e Atalanta impressiona
O Campeonato Italiano é atualmente a liga mais equilibrada na elite europeia. Parte disso deve-se à campanha de equipes que não costumam estar na briga direta pelo título, como a Atalanta.
No sábado, a equipe de Gian Piero Gasperini venceu o Parma fora de casa por 3 a 1, chegando ao sétimo triunfo seguido. O meio-campista Éderson, titular absoluto, esteve em campo durante os 90 minutos e marcou o segundo gol.
Em sua terceira temporada no clube, o ex-jogador do Corinthians tornou-se peça fundamental do esquema do técnico italiano, sendo importante no ataque e na defesa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.