Técnico virtual: como seria a seleção brasileira convocada por um videogame
Reclamar do técnico da seleção é um dos esportes mais populares do Brasil. Atual ocupante do cargo, Dorival Júnior é o alvo da vez e, nesta sexta-feira, convoca 23 nomes para os duelos contra Chile e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Seja qual for a lista, é impossível que ela seja unanimidade. Afinal, o técnico da seleção brasileira é humano, tem seus próprios gostos e preferências.
Mas, e se a seleção brasileira fosse convocada por um videogame? Nesta sexta-feira (27), acontece o lançamento mundial do EAFC 25, jogo que desde o ano passado substitui o clássico Fifa. Os mais fanáticos (este colunista incluído) já têm acesso desde o dia 20 deste mês, mas a maior parte do público terá o primeiro contato com o jogo apenas agora.
Então, que tal usar as classificações das "cartas" do modo Ultimate Team — o mais competitivo e popular do EAFC 25 — para escolher os melhores brasileiros de cada posição?
O critério é simples: os jogadores com melhor "rating" (uma espécie de nota, baseada em todos os atributos técnicos no jogo) ficam com as vagas na convocação virtual.
Antes de começar, é preciso fazer uma ressalva. Devido a problemas de direitos de imagem, o jogo não conta com times brasileiros. Portanto, é uma seleção 100% de jogadores que atuam fora do país — e sempre com as versões "básicas" das cartas, sem atributos especiais que aparecem no decorrer da temporada do jogo.

Nos goleiros, nada muda
As avaliações de goleiros do EAFC 25 mostram que o Brasil está mesmo bem servido na posição. Alisson (com nota 89) e Ederson (88) estão entre os melhores do jogo.
O goleiro do Liverpool divide a melhor nota dentre todos os goleiros presentes no game com Thibault Courtois (Real Madrid), Gianluigi Donnarumma (PSG) e Marc-Andre Ter Stegen (Barcelona).
O terceiro brasileiro na lista é Bento (80), agora no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Os três têm sido os convocados por Dorival Júnior.
O top 5 de goleiros brasileiros tem ainda Matheus (79), do Braga, e Neto (78), atual reserva do Arsenal.
Notas mostram crise nas laterais
O EAFC 25 mostra em suas notas que a crise nas laterais é um problema real e virtual. Somando jogadores que atuam pela direita e pela esquerda, quem tem a melhor avaliação é Danilo (82) — no jogo, ele aparece como zagueiro, mas também pode atuar como lateral-direito.
Ainda na direita, Yan Couto (80), agora no Borussia Dortmund, ocuparia a segunda vaga; na esquerda, os melhores avaliados pelo game são Samuel Lino, do Atlético de Madrid e Carlos Augusto, da Internazionale, ambos com nota 79. Só que, nos dois casos, a posição principal deles é meia-esquerda, já que atuam na segunda linha em times com três zagueiros.
Carlos Augusto chegou a ser convocado por Fernando Diniz, mas Samuel Lino ainda não foi lembrado por um treinador da seleção brasileira.
Zaga com novidade
Na defesa, o EAFC coloca quatro zagueiros brasileiros com nota igual ou superior a 85 — portanto, entre os mais bem avaliados do jogo.
Marquinhos, do PSG, puxa a fila com 87 de rating. Logo depois, vêm Bremer, da Juventus, e Gabriel Magalhães, do Arsenal, com 86. Bremer, que não vem sendo convocado, leva vantagem no critério de maior números de pontos de atributos no jogo.
Éder Militão, do Real Madrid, é o quarto nome, com 85 pontos. E Lucas Beraldo? O zagueiro do PSG foi pouco agraciado pelo EAFC 25: tem nota 77 e é apenas o 11º brasileiro na lista.
A nota mais baixa de Beraldo se justifica pelo fato de ser a primeira vez que ele aparece no jogo. Outro caso parecido é o de Murillo, ex-Corinthians e hoje no Nottingham Forest, que tem nota 78.
No meio, Premier League e Neymar
Se Dorival Júnior e a torcida brasileira têm dúvidas sobre a volta de Neymar ao time, o EAFC 25 parece não ter. O camisa 10 leva a maior nota entre os volantes e meias do país, com 87 na edição deste ano (ele chegou a ter nota 92, entre 2017 e 2020).
Mesmo com a queda na avaliação, Neymar ficaria com a vaga de Lucas Paquetá (82) como jogador de criação no meio. O jogador do West Ham seria o reserva da posição.
Entre os volantes, a Premier League continuaria dominando, Bruno Guimarães (85) e Casemiro (84) são os com rating mais alto, mantendo a dupla de Premier League na função. O veterano do Manchester United não tem sido chamado por Dorival.
Os dois reservas, de acordo com o EAFC 25, seriam Douglas Luiz (83), que faz a primeira temporada na Juventus, e Joelinton (82), do Newcastle, que chegou a ser chamado por Ramon ano passado, mas ficou fora das listas recentes.
No ataque, jogo "fecha" com Dorival
Criticado pela falta de gols e criatividade desde a Copa do Mundo, o ataque da seleção brasileira é, no mundo virtual, praticamente o mesmo da vida real.
Na ponta esquerda, Vini Jr. é o dono da posição no EAFC 25 e na lista de Dorival: no jogo, ele tem nota 90, a mais alta dentre todos os brasileiro. Entre os jogadores homens, apenas Kylian Mbappé, Erling Haaland e Rodri, todos com 91, têm notas mais altas.
No comando do ataque, o brasileiro com nota mais alta é Rodrygo, com nota 86 (já que escalamos Neymar, 87, no meio). Assim, a ponta direita ficaria com Raphinha, destaque do Barcelona na temporada, que tem nota 84.
O trio foi usado por Dorival Júnior nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, além do duelo contra os Estados Unidos e da estreia na Copa América — empate por 0 a 0 com a Costa Rica.
Para a reserva, os três nomes seriam Gabriel Martinelli (nota 83), Gabriel Jesus (82) e uma surpresa: Anderson Talisca, jogador do Al Nassr, da Arábia Saudita, também com 82.
E o Endrick? O jovem atacante do Real Madrid recebeu sua primeira carta no Ultimate Team nesta temporada e, como manda a tradição, tem uma nota baixa: 77.
Goleiros
- Alisson (89)
- Ederson (88)
- Bento (80)
Laterais-direitos
- Danilo (82)
- Yan Couto (80)
Laterais-esquerdos
- Samuel Lino (79)
- Carlos Augusto (79)
Zagueiros
- Marquinhos (87)
- Bremer (86)
- Gabriel Magalhães (86)
- Militão (85)
Volantes
- Bruno Guimarães (85)
- Casemiro (84)
- Douglas Luiz (83)
- Joelinton (82)
- Extra: Fabinho (82)
Meias
- Neymar (87)
- Paquetá (82)
Atacantes
- Vini Jr (90)
- Rodrygo (86)
- Raphinha (84)
- Martinelli (83)
- Gabriel Jesus (82)
- Anderson Talisca (82)
1 comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Edson Shigueru Sakai
Interessante, mas, se quisessem um time realmente com bom futebol e competitivo, se convocaria a base do melhor time do Brasileirão e alguns reforços, mas são os patrocinadores quem mandam. Já fizeram isso no passado.