Volta ao Santos talvez seja a decisão mais correta de toda uma carreira
Neymar não é exatamente o cara das decisões corretas. Existem até memes que falam sobre isso. A imagem do craque está associada à tomada equivocada de decisões. Sejam esportivas, pessoais, políticas, éticas.
Mas eis que agora ele talvez esteja a caminho de um acerto: voltar a Santos.
Voltar para casa é, na literatura e na mitologia, o trajeto de todo heroi, aquele (normalmente um homem porque a história da humanidade foi até aqui contada sob um ponto de vista apenas) que vai embora e volta transformado para transformar a sociedade da qual saiu.
Não é exatamente a jornada de Neymar essa do heroísmo, mas pode ser a da transformação. Voltar para casa seria um recomeço para ele e para o time que o revelou. Os dois precisam um do outro nesse momento. Ser acolhido pela massa santista, encontrar ambiente seguro para voltar à velha forma, ser um tipo de liderança mais veterana no lugar onde, um dia, foi o adolescente extraordinário.
A torcida entraria numa espécie de transe e o jogador poderia, nesse diálogo de amor, buscar condições para recuperar seus recursos técnicos, a paixão e a vontade de jogar bola. O Santos tem condições de lembrar a Neymar o que é o futebol, e Neymar tem tudo para recolocar o Santos em seu devido e histórico lugar.
24 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Roberto Pasquale
Milly, para quem interessa só o dinheiro, o status, o prazer, todas, absolutamente todas suas decisões foram corretíssimas. Obviamente como atleta e como ser humano foi um fracasso.
Luis Carlos Pais de Lima
Pela forma como saiu do clube, deveria jogar de graça, aliás, até devolver alguns milhões que surrupiou do Santos naquela transferência obscura para o Barcelona.
Helder Carlos de Araújo Cunha
Vai quebrar o time, e não vai jogar.