PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #11: Falta de tempo e sobrecarga materna, com Andressa Reis

Mais Conversa de Portão
1 | 25

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

24/11/2020 04h00

Neste 11º episódio, a apresentadora Mayara Penina conversa com a criadora de conteúdo Andressa Reis sobre o tempo. "Não fiz nada o dia todo, apenas crio crianças incríveis" é o lema irônico dessa mulher preta, moradora da Baixada Fluminense, mãe da Maria e do Caetano, que usa as redes sociais para compartilhar informações e experiências da maternidade real e sem filtro. No bate-papo, ela deu algumas dicas sobre gestão do tempo com criança em casa. "Eu brinco que quando perguntam "como que você dá conta de tudo?", eu digo 'fazendo tudo mal feito'. Mas na real, eu delego o que eu posso delegar para minha rede de apoio", diz (a partir de 5:25 do arquivo acima).

Andressa conta que sua rotina tem uma dinâmica que as mães conhecem bem: a de fazer tudo nas brechas dos onipresentes cuidados das crianças. "O trabalho exige muito, e eu tenho que fazer nas brechas. Uma criança dormiu, o outro tá almoçando, eu pego o celular e faço alguma coisa. E madrugada, né. À noite as crianças vão dormir e é a hora que, vou ler, fazer alguma coisa. Nas brechas dos meus filhos é quando me entrego para o trabalho", explica (a partir de 6:12 do arquivo acima).

Isso significa outra realidade bem conhecida: a sobrecarga. Para os seguidores que pedem uma receita pronta para solucionar, Andressa lembra que, além de ela mesma ainda não ter encontrado, cada família tem suas dinâmicas e recursos. Mas tem uma dica: deixar fluir. "Casa fica em segundo plano. Se der a gente faz, se não der, é sentar e chorar. Ou então aprender a conviver com caos, tentar encontrar alegria no caos, porque, de verdade, é um momento que a gente não pode abraçar todas as demandas. Se a gente tenta fazer isso, a gente se frustra, ou então faz tudo mal", afirma (a partir de 8:25 do arquivo acima).

Ela também fala da importância de delegar, apoiar e receber apoio enquanto mãe. "Contar com a rede de apoio, pedir ajuda, se permitir ser ajudada, para a gente conseguir acolher o outro enquanto é acolhido também", conta (a partir de 13:20 do arquivo acima).

O conversa de portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este episódio teve produção de Carol Moreno, direção musical de Sabrina Teixeira Novaes, trilha sonora e edição de som por Sabrina e Camila Borges.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.