Topo

Conversa de Portão #71: O impacto da bipolaridade nas mulheres

De Universa, em São Paulo

29/11/2022 04h00

O podcast Conversa de Portão está de volta depois de uma pausa durante o período eleitoral. Neste episódio, a psiquiatra Rosilda Antônio, integrante da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de transtornos afetivos, fala sobre o impacto de transtornos mentais, como a bipolaridade, na vida das mulheres.

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma doença que se manifesta com descontrole emocional em que a pessoa tem oscilações de humor, mas não só. "Ela fica com alteração do pensamento, pensa rápido demais, fica com alteração da psicomotricidade, com inquietação que, dependendo do grau, vai se manifestar de forma mais ou menos intensa", explica a psiquiatra a partir de 03:03 do arquivo acima.

Rosilda Antônio diz que há dois tipos de transtorno bipolar. O TAB tipo 1 é quando a pessoa teve uma ativação com mais sintomas e prejuízos. O TAB 2 é quando a pessoa tem elevações de energia, mas não desenvolve mania, e esse é mais frequente acontecer em mulheres. "Mas as mulheres têm uma maior chance de desenvolver uma apresentação do transtorno chamada de situagem rápidas, que é quando em um ano apresentam mais do que quatro episódios de mania ou depressão", a partir de 07:47 do arquivo acima.

Outra coisa que é diferente nas mulheres é o fato de elas terem oscilações hormonais. "Essa ciclagem que é acompanhada de alterações hormonais também favorece a alteração do humor. É muito frequente a associação da chamada TPM, que na verdade se chama TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual) ao transtorno de bipolaridade" (a partir de 10:01 do arquivo acima).

O acúmulo de tarefas que as mulheres vivem no dia a dia, segundo a médica, também tende a não deixar acontecer a criação de uma rotina de regularidade de sono, horários regulares de alimentação, de atividades e de descansos. Essa situação de estresse pode prejudicar a saúde mental das pessoas e o tratamento do transtorno de bipolaridade é medicamentoso, mas também depende muito do estabelecimento dessa rotina de cuidados.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.