PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #54: Do Brasil a Portugal, para onde vai a esquerda?

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

16/11/2021 06h00

Este episódio de Conversa de Portão é mais um da segunda temporada da série "Feminismos", feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Ele discute a esquerda a partir da perspectiva de duas parlamentares negras de países diferentes: Beatriz Gomes, deputada do Parlamento de Portugal pelo Bloco de Esquerda, e Erica Malunguinho, que é deputada estadual em São Paulo. Elas conversam com Semayat Oliveira com comentários de Gabrielle Abreu, integrante do Mulheres Negras Decidem.

Beatriz diz que a agenda progressista típica da esquerda, de resposta à emergência climática, de promoção de habitação acessível, alteração da mobilidade, promoção de igualdade precisa de mais tempo para ser assimilada pelos eleitores. "Enquanto a agenda do uso do carro, do estacionamento barato, mobiliza muitos eleitores. Há uma defasagem entre propostas progressistas e uma sociedade ancorada no século 21" (a partir de 7:50 do arquivo acima).

Para Erica Malunguinho não há uma esquerda brasileira. "Só poderá haver quando ela colocar os fundamentos de raça e gênero como centro das discussões. O projeto colonialista não pode ser pensado a partir dos pressupostos da Europa. É preciso sofisticar esse processo para entender o que seria uma esquerda brasileira, entendendo que classe é uma consequência de raça" (a partir de 12:01 do arquivo acima).

Gabrielle Abreu, do Mulheres Negras Decidem, diz que, apesar disso, há maior incidência de mulheres negras em partidos de esquerda por uma afinidade programática, são as legendas que melhor abraçam suas pautas. "Mas isso não significa que esses espaços estejam livres de opressão, há muita luta ainda para que o ambiente seja seguro para as mulheres negras e suas demandas" (a partir de 20:39 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.