Topo

Conversa de Portão #68: Como são feitas as pesquisas eleitorais

Siga a Universa no

De Universa, em São Paulo

23/08/2022 04h00

Você já respondeu a uma pesquisa de intenção de voto? Sabe como elas funcionam? Neste episódio de Conversa de Portão, Mayara Penina e Semayat Oliveira conversam com Tainá Pereira, coordenadora política do Mulheres Negras Decidem, para saber como são feitas as pesquisas e qual a importância delas na corrida eleitoral.

Tainá explica que as pesquisas são um instrumento muito importante na disputa eleitoral. "Uma vasta literatura sobre o comportamento do eleitor demonstra a influência das pesquisas para a decisão final sobre o voto, mas não se limitam a isso. Existem pesquisas de avaliação de governo, de pautas, para saber a opinião do eleitorado e também sobre o perfil do eleitor" (a partir de 2:39 do arquivo acima).

Toda pesquisa precisa ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o instituto precisa ainda explicar como foi escolhida a sua amostragem, como as pessoas foram acessadas, quantas pessoas foram consultadas, em quais localidades e qual foi a metodologia utilizada. "E é ainda muito importante, além dos dados trazidos na pesquisa, a maneira como ela foi veiculada e detalhada. É preciso ter o máximo de informação possível para que o eleitor saiba a sua dimensão e representatividade" (a partir de 6:38 do arquivo acima).

Para a pesquisadora, a pesquisa deve ser apenas um dos componentes na tomada de decisão. "O voto deve partir de suas convicções, daquilo em que você acredita que é prioritário e fundamental para a transformação da realidade, e a pesquisa deve ajudar a entender o contexto em que estamos inseridos e a pensar estratégias na hora de escolher entre uma candidatura e outra" (a partir de 17:51 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.