PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #57: A importância da perspectiva de mulheres negras no debate econômico

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

21/12/2021 06h00

No último episódio da série Feminismos, feito em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, Semayat Oliveira conversa com a jornalista Flávia Oliveira e com a economista Thais Custódio sobre a ausência de pessoas negras entre os analistas e comentaristas de assuntos econômicos.

Flávia diz que a economia deveria garantir direitos básicos para a população e o debate orçamentário deveria estar intensamente relacionado à conquista e manutenção de direito, e à construção de uma sociedade, sobretudo da população mais vulnerável.

"Nem sempre é assim, o Brasil tem muitas assimetrias no que diz respeito a decisões orçamentárias. A divisão de recursos privilegia grupos muito bem representados no cenário político há mais incentivo à indústria do que ao de serviço, que até emprega mais no país, mas é desarticulado" (a partir de 5:32 do arquivo).

A falta de diversidade, para ela, atrapalha muito o debate, tira a qualidade das discussões. "Eu me recinto da falta não só de economistas negros e negras nas funções estratégias desse debate, é raríssimo. Quando entrevistamos alguém normalmente são professores ou pesquisadores, não estão no front do debate político ideológico e de decisões" (a partir de 15:14 do arquivo acima).

Para Thais Custódio, há muitas questões no país para serem debatidas com seriedade e o debate racial é um dos mais importantes. "A sociedade não está preocupada em fazer análise política de forma "racializada", pelo contrário. Eu sinto que cada vez mais temos um distanciamento nesse sentido. Uma coisa é falar sobre dados de raça, outra é olhar a sociedade de forma "racializada" (a partir de 43:40 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira. Este é o último episódio de 2021, eles voltarão a ser publicados no fim de janeiro de 2022, depois de um pequeno recesso da equipe do Nós.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.