PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #51: Como apoiar uma menina em sua primeira menstruação

Mais Conversa de Portão
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

19/10/2021 06h00

Medo e vergonha são sentimentos comuns para as meninas quando chega a primeira menstruação, e isso porque o assunto ainda é um tabu. Neste apisódio de Conversa de Portão, a jornalista Mayara Penina entrevista a adolescente Giulia André, de 13 anos, e sua mãe Rosana, sobre como a família trata com naturalidade o assunto. O episódio também traz depoimentos de ouvintes relembrando os sentimentos que permearam este momento.

Giulia conta que tinha 12 anos quando apareceu a primeira menstruação. "Antes disso já tínhamos conversado, meu pai já tinha me avisado o que era e como seria, e eu já estava preparada com calcinha reserva na mochila e absorvente", diz ela. "Não foi um susto muito grande, foi mais uma surpresa, e meu pai me deu um buquê de rosas brancas e uma vermelha no meio" (a partir de 2:05 do arquivo acima).

A publicitária Thainar Nascimento diz que no seu caso queria muito menstruar porque ficava encantada vendo a mãe colocando absorvente. "Mas quando eu menstruei não achei nada demais, não teve nenhuma comoção e eu me senti muito desconfortável quando minha mãe contou para o meu pai porque menstruação é um tabu" (a partir de 4:45 do arquivo acima).

O apoio da família e de políticas públicas que garantam o acesso das meninas em vulnerabilidade social a itens de higiene tem sido muito discutido atualmente. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre evasão escolar, uma em cada 10 meninas falta às aulas no período menstrual. No Brasil esse número é muito maior, os dados apontam que uma a cada quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorvente.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.