Topo

Conversa de Portão #62: Atrasildas ou pontuais. Qual é o seu time?

De Universa, em São Paulo

21/06/2022 04h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Isis Almeida, do projeto "Se organiza, bonita", discute organização pessoal com as jornalistas Jéssica Moreira e Mayara Penina. Ela explica que personalidade, contexto social, cultura e momento de vida são alguns dos motivos que podem atribuir a alguém a característica de ser pontual ou não.

"Quando falamos de mulheres e homens negros e de periferia precisamos olhar para essas questões relacionadas à mobilidade urbana, precisamos olhar o que de políticas públicas eles acessam para poder chegar pontualmente no seu local de destino", diz Isis. "A partir disso, temos que traçar estratégias para evitar atrasos de forma contínua" (a partir de 5:47 do arquivo acima).

Isis conta que 98% do público que atende é formado por mulheres negras entre 25 e 45 anos. Em comum, elas têm o fato de serem muito sobrecarregadas. "Algumas sabem que são sobrecarregadas e procuram um olhar externo para se atentar para a organização e planejamento, para tirar isso do papel e levar para a sua rotina."

Outras, no entanto, nem reconhecem que estão sobrecarregadas e, portanto, não identificam os motivos que a levam à desorganização e, consequentemente, a atrasos. "Trabalhamos ou para diminuir essa sobrecarga ou para que elas enxerguem e comecem a trabalhar a sua organização para que futuramente possam estar em uma posição de delegar" (a partir de 6:55 do arquivo acima).

Para a consultora, a organização é o problema macro, o planejamento é um meio de caminho e a produtividade é a consequência. "Buscar a produtividade não pode ser o início. Para você se organizar é preciso focar em algumas questões, entender quais são seus problemas e só depois aderir a um método" (a partir de 21:27 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.