Topo

Conversa de Portão #67: O nutricídio nosso de cada dia

De Universa, em São Paulo

09/08/2022 04h00

O Brasil voltou para o mapa da fome e já são mais de 33 milhões de brasileiras e brasileiros em insegurança alimentar grave. O que isso significa socialmente? Este episódio de Conversa de Portão entrevista Patty Durães, gastrônoma e pesquisadora de alimentos, para responder esta e outras questões sobre o tema.

Patty diz que não gosta de utilizar o conceito de "comida de verdade" para classificar a qualidade do alimento ideal para a nossa saúde. "Porque comida de verdade é a que eu tenho no meu prato, na minha casa. Existem diferentes contextos sociais para determinar o que é uma comida de verdade" (a partir de 3:33 do arquivo acima).

Ela conta que o termo nutricídio foi inicialmente trazido para a discussão pelo médico e pesquisador americano Llaila Afrika. "Ele tem estudos profundos que o levaram a fazer esse alarme mundial desse plano governamental global que pretende dizimar corpos negros e periféricos através da alimentação", diz a partir de 8:11 do arquivo acima.

"E isso é possível limitando o acesso ao alimento in natura e enchendo as classes mais baixas de alimentos processados. Não podemos dizer que não são comida de verdade se é o que a sua mãe consegue colocar na mesa para a sua família, mas ela não sabe tudo o que acontece no corpo dela ao consumir aquele pacotinho baratinho", continua a gastrônoma.

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.