Topo

Conversa de Portão #48: Quem são os conservadores do Brasil?

Mais Conversa de Portão
1 | 25

Do Ecoa, em São Paulo

14/09/2021 06h00

O discurso conservador tem se tornado cada vez mais frequente no nosso dia a dia. Com personalidades que vão de youtubers a políticos, essa narrativa tem tomado os noticiários, as ruas e o Congresso Nacional.

Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira entrevista Magali Cunha, jornalista e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER), para entender quem são os conservadores brasileiros e como constroem seu discurso.

A pesquisadora explica que o conservadorismo é uma tendência clássica no campo da política que existe há muito tempo dentro e fora do Brasil. " É aquela tendência política de pessoas que tentam manter as coisas como elas são, ou seja, como elas foram estruturadas dentro de um sistema. Há uma construção social ao longo da história em que há grupos que predominam e lideram processos" (a partir de 2:27 do arquivo acima).

O que está em evidência no Brasil, no entanto, é o que ela chama de ultra conservadorismo. "Na política existe a extrema-direita, que é o ultra conservadorismo que atua para impedir que haja o outro, que haja a oposição. O conservadorismo debate, o ultra conservadorismo atua para impedir" (a partir de 12:55 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.