Topo

Conversa de Portão #69: A importância da transferência de renda para mães de crianças na primeira infância

De Universa, em São Paulo

06/09/2022 04h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Mayara Penina conversa com a empresária e escritora Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), sobre a importância de empoderar financeiramente as mães de crianças na primeira infância. Este episódio tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no contexto da campanha "Eleições 2022: Escolha pelas mulheres e pelas crianças".

Luana Génot diz que quando o mundo enfrentou o confinamento imposto pela pandemia de covid-19 ficou claro que as mulheres negras e periféricas seriam as que mais seriam abaladas. "Mulheres negras já tinham mais de 60% de possibilidade de ficarem desempregadas sem o cenário de pandemia. Na pandemia esse cenário se agravou", diz ela a partir de 3:10 do arquivo acima.

"Quando falamos de transferência de renda, falamos de algo fundamental, que é preciso que seja visto além do termo pejorativo de assistencialismo. Se eu não dou renda para uma base ela não vai consumir nem conseguir ter direitos básicos que vão movimentar a economia", continua ela.

A empresária lembra que o cuidar é feminino. "Ou seja, há 90% de chance de uma pessoa que está cuidando de uma criança em casa ser mulher, que muitas vezes tem que abrir mão do seu trabalho para exercer uma atividade que, na maioria das vezes, não é remunerada, que é cuidar dos seus filhos ou do filho dos outros, de vizinhos, de amigos" (a partir de 7:53 do arquivo acima).

Segundo Luana, prover renda para essas mulheres é um das políticas a serem implementadas, mas ela deve vir acompanhada de outras. "A renda única tem que vir acompanhada do aumento de creches, de mais lugares com educação integral, onde pudesse gerar mais subsídios para que essa mulher consiga ingressar no mercado de trabalho de uma forma substancial e sólida" (a partir de 9:14 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.