Topo

Conversa de Portão #63: O que é essa tal linguagem neutra?

De Universa, em São Paulo

28/06/2022 04h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Mayara Penin e Jéssica Moreira conversam com Ana Pessoto, pesquisadora que tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela investiga a marcação gramatical de gênero no Português Brasileiro e a demanda pela linguagem inclusiva, e dá dicas de como incorporá-la no dia a dia.

Ana diz que a adoção da linguagem inclusiva é uma demanda de grupos que não se sentem representados por determinadas frações da língua. "E é uma demanda legítima porque a língua é o lugar onde a gente se encontra, se expressa. É muito importante você ter estratégias linguísticas que te representam como você é", diz a partir de 3h45 do arquivo acima.

A pesquisadora afirma que é um erro proibir o ensino na chamada 'linguagem neutra' na escola porque a língua que está fora da gramática convencional também existe. "Se a criança não vê essa linguagem dentro da escola vai ver fora, é mais interessante para o aprendizado que essas formas de estratégias linguísticas sejam adotadas na escola, é um movimento natural da linguística" (a partir de 7:15 do arquivo acima).

A falta de aceitação desse tipo de linguagem, segundo ela, tem a ver com a maneira como somos criados para entender a língua e com o preconceito também. "Até dentro da comunidade linguística há resistência, eu já tive muita dificuldade de conversar com colegas sobre esse assunto. Mas hoje em dia tem linguista já escrevendo livro sobre isso" (a partir de 16:01 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.