Topo

Conversa de Portão #70: Por que a creche é importante e por que precisamos lutar por ela?

De Universa, em São Paulo

13/09/2022 04h00

Um terço das crianças de 0 a 3 anos mais pobres do Brasil está fora da creche por falta de vaga. Neste episódio de Conversa de Portão a pedadoga Luciana Alves explica por que isso acontece e fala dos motivos pelos quais devemos lutar pelas creches. O episódio tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no contexto da campanha "Eleições 2022: Escolha pelas mulheres e pelas crianças".

Luciana explica que a creche começa, no Brasil, como uma reivindicação de mulheres trabalhadoras para terem a guarda dos seus filhos enquanto elas estão no trabalho. Ela começa no âmbito da assistência social, como uma política pública para favorecer mães trabalhadoras.

"Com o avanço da educação, das teorias sobre desenvolvimento infantil e da importância da infância para o desenvolvimento e estruturação do sujeito vai se entendendo que a creche, além de uma demanda materna, que deveria ser uma demanda social, não é só um problema das mães. Para além dessa necessidade, passou-se a entender a creche como um direito da criança" (a partir de 6:47 do arquivo acima).

A pedagoga diz que estudos mostram que uma criança que frequentou a creche se sai muito melhor em atividades avaliativas em larga escala no Brasil do que aquela que não frequentou. Em ano eleitoral, ela diz que cada um de nós deveria olhar como os planos de governo dos candidatos tratam a questão.

"O mais importante é acabar com a fila das creches. Então precisamos ver qual é o plano para aumentar o número de matrículas. A segunda coisa que eu olharia é a qualidade, porque não pode ser um lugar de depósito, não basta eu criar novos espaços e colocar gente que não tem a qualificação necessária, não oferecer os materiais e os insumos necessários" (a partir de 12:06 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.