Topo

Conversa de Portão #64: Muito além da deputada, o que fazem as assessoras?

De Universa, em São Paulo

05/07/2022 04h00

Neste episódio de Conversa de Portão, Mayara Penina e Jéssica Moreira conversam com a jornalista militante do Movimento Negro, Juliana Gonçalves. Ela é coordenadora de articulação política da deputada estadual Erica Malunguinho, eleita em 2018 como a primeira deputada estadual trans do Brasil, e fala sobre como é o trabalho nos bastidores da política.

"A assessoria parlamentar dá condições para a pessoa que foi democraticamente eleita, que foi escolhida pelo povo, cumprir o seu projeto político. Dá respaldo para que ela cumpra as suas propostas. No caso de um mandato parlamentar no legislativo, a pessoa eleita vai legislar e vai fiscalizar o governo", diz ela a partir de 2:07 do arquivo acima.

Juliana diz que antes de assumir o cargo que exerce hoje tinha uma visão distorcida da função do assessor parlamentar. "Eu imaginava pessoas descomprometidas com a pauta, com o ego inflado, ou até mesmo em uma posição muito ruim de blindar essa pessoa que foi eleita, em vez de construir pontes", diz. "Construir pontes é o que devemos fazer. Temos a nossa visão política que vai ser discutida e disputada internamente para que a gente consiga fazer coisas. As caricaturas são muito ruins" (a partir de 6:25 do arquivo acima).

Para ela, a falsa ideia de cabide de emprego, de que a pessoa está naquele cargo enriquecendo ilicitamente existe porque a política, de fato, é feita, na maioria das vezes, por homens brancos, heterossexuais, que são carreiristas políticos. "São homens que têm até sete mandatos, que já dominam a máquina, e acabam muitas vezes agindo de forma ilícita, contra a lei. Essas caricaturas ruins vêm daí também" (a partir de 8:18 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.